sábado, 30 de julho de 2011

Festa de Santana em Caicó - RN

Caicó - A FAMUSE - Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó, neste ano de 2011, também será encerrada amanhã, domingo, 31 de julho, no Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana.
famuseMilhares de pessoas visitam os stands da Feira de Artesanato, uma das principais atrações da festa da pradroeira de CaicóMilhares de pessoas visitam os stands da Feira de Artesanato, uma das principais atrações da festa da pradroeira de Caicó

De acordo com Arlete Silva, presidente do CRACAS - Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó, e organizadora do evento, nesta 28ª edição da Feira, "todos os stands foram comercializados" para artesãos do Seridó, e outras cidades do RN, e para os estados da Paraíba e Pernambuco.

A prioridade de ocupação dos espaços da FAMUSE é para o artesão do Rio Grande do Norte, principalmente do Seridó, mas em 2012, é provável que o evento aumente de tamanho para receber expositores de outros estados.

Abertos sempre das 10 horas às 22 horas, os stands estão sendo visitados por milhares de pessoas interessadas em adquirir os bordados, as pedras ornamentais, pinturas, esculturas, entre outros produtos.

Ao lado dos stands em vários palcos, diversas atrações culturais se apresentam mostrando a arte da encenação.

Uma das atrações da Famuse neste ano, além do bordado de Caicó, do ponto-cruz de Currais Novos, das redes artesanais, da cerâmica de São Gonçalo, do sisal de Lajes Pintadas e da cestaria do Vale do Assu, é a "Casa de Taipa", um projeto da renomada artista plástica caicoense, Davina dos Santos.

Conhecida pelas suas belas telas, Davina proporciona aos visitantes da feira, uma viagem pelas casas de antigamente, feitas com linhas de carnaúba, barro e areia, caibro de pereiro.
Saiba mais

A primeira FAMUSE aconteceu no ano de 1983 ao lado da Catedral de Sant'Ana, com produtos expostos em 50 barracas. O bordado sempre foi o que mais vendeu.
Festa segue até domingo com eventos religiosos e profanos

Os eventos religiosos e sociais da festa de Sant'Ana neste ano de 2011, estão chegando ao final. Neste sábado, 30 de julho, será oficiada a última novena na Catedral a partir das 19 horas.

O encerramento da festa será amanhã, domingo, 31/07. Logo cedo às 06hs30min acontece missa. Às 10 horas é celebrada outra missa, esta solene sendo presidida pelo Bispo da Diocese de Patos/PB, Dom Manoel Reis de Farias, em honra à Venerável Senhora Sant'Ana e ao justo São Joaquim.

À tarde tem a solene procissão e missa de encerramento - único dia em que a imagem de Sant'Ana de Caicó deixa o seu nicho e é solenemente ornada e, em andor, conduzida pelas ruas da cidade, seguindo pela Av. Seridó, Rua Pedro Velho e Avenidas Celso Dantas, Cel. Martiniano e Seridó. No retorno à Catedral, acontece missa de encerramento da Festa e descida da bandeira.

Nos clubes e no Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana, acontecem os eventos sociais.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Irmão do Deputado Tiririca morre em acidente de Moto em Ipanguaçu


Acidente de transito no final da tarde de quinta feira 28 de julho de 

2011, na Rn 118 próximo a cidade de Ipanguaçu deixa uma 

vitima fatal. Francisco Fonseca Sobrinho "Chico Higino" de 69 anos 

de idade, irmão do deputado e humorista Tiririca. O acidente aconteceu 

por volta das 17 horas e 30 minutos, "Chico Higino" seguia 

de motocicleta da cidade de Carnaubais para Assu.

O corpo será velado no centro de velório Caminho do Céu

na rua Dr. Luiz Carlos(Assu) onde sairá às 16:00h 

para o cemitério São João Batista.


O Câmera



Hoje é o último dia para Natal garantir obras da Copa

Por Sérgio Henrique Santos e Allan Darlyson, da redação do DIARIODENATAL



 (Montagem/DN)






Natal corre contra o tempo para não perder investimentos da Copa do Mundo de 2014. Termina hoje o prazo para que a prefeitura entregue à Caixa Econômica Federal (CEF) toda a documentação referente ao lote 1 das obras de mobilidade urbana que serão executadas para o mundial. Entre os documentos, devem estar projetos de drenagem na área da Arena das Dunas e os de macrodrenagem das Zonas Sul e Oeste da capital. Caso a papelada não seja entregue, a capital corre o risco de perder recursos destinados a 11 obras viárias na cidade, essenciais para melhorar o acesso a aeroporto, ao complexo hoteleiro e à futura Arena das Dunas.

Quem deve receber a documentação é a gerência de governo da Caixa Econômica Federal, na superintendência regional em Natal. Contudo, a data não diz respeito ao início das obras e sim à assinatura do contrato de convênio com o banco. O superintendente regional, Roberto Sérgio, não se manifestou sobre o assunto. No Ministério das Cidades, para onde será encaminhada a contratação da operação dos projetos de Natal, a portaria nº. 84 do estabelece como data-limite o dia 29 de julho para que a cidade realize a entrega.

A equipe econômica do governo municipal mantém o discurso otimista. "O prazo vai ser cumprido e os documentos vão ser entregues todos amanhã (hoje) na Superintendência da Caixa", garantiu Antônio Luna, secretário municipal de planejamento (Sempla). Também referente a projetos de mobilidade, o governo do Estado igualmente tem um prazo a cumprir junto ao Ministério das Cidades. Só que a data-limite é maior, e se encerra no dia 30 de agosto.

Mesmo com o atraso no cronograma (a capital potiguar é a mais atrasada entre as 12 cidades-sede), as autoridades garantem que o cronograma da Fifa está sendo cumprido. A prefeita Micarla de Sousa esteve quarta-feira em Brasília, percorrendo gabinetes e ministérios em busca de soluções para os impasses. "Fizemos os projetos, conquistamos os recursos, licitamos e iniciaremos as obras. O Governo do Estado tem feito aparte dele. Entregamos o Machadão e as obras também serão iniciadas. E enquanto elas acontecem, já estamos trabalhando na divulgação de Natal para mundo", declarou a prefeita.

Após encontro com o colombiano Fernando Carrillo Florez, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a prefeitura anunciou que poderá contrair empréstimo de R$ 100 milhões, para a contrapartida necessária às obras de mobilidade. O município está em débito com o Cadastro Único de Convênios (Cauc), do Governo Federal. Impossibilitado, portanto, de receber empréstimos de bancos ligados ao governo, como a CEF. 




Caixa-preta registra últimos momentos do voo 4896

Recife - O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília, já começou a coletar os dados de voz da caixa-preta do  bimotor LET-410 da Noar Linhas Aéreas que caiu num terreno baldio, em Boa Viagem, no dia 13 de julho, matando as 16 pessoas a bordo, entre elas dois potiguares: a professora Antônia Fernanda Jalles, de Natal, e o caminhoneiro Johnson Nascimento, de São Paulo do Potengi.
guga matosBimotor da Noar caiu num descampado na praia de Boa Viagem, matando todos os 16 ocupantesBimotor da Noar caiu num descampado na praia de Boa Viagem, matando todos os 16 ocupantes

Um arquivo de áudio com duração aproximada de três minutos, recuperado pelos técnicos encarregados da investigação do acidente, registra os últimos momentos do voo e a tentativa dos pilotos de evitar o pior. "Estamos com problema. Vamos voltar!", diz o comandante  Rivaldo Cardoso em tom apreensivo. Dois minutos depois, o piloto alerta:  "Não vai dar mais pra voltar." 

Depois de uma breve pausa escutam-se gritos de desespero do copiloto na cabine: "Baixa o nariz. Baixa o nariz. Baixa o nariz." Era uma tentativa de o avião ganhar velocidade para um pouso de emergência no terreno à frente ou, se tivesse condições, no mar. Os comandos não respondiam aos procedimentos dos pilotos. O avião caiu e minutos depois explodiu. Os laudos divulgados posteriormente pelo Instituto de Medicina Legal de Pernambuco apontaram múltiplos traumatismos como a causa da morte de todos eles, ou seja,  eles já estavam mortos quando o avião pegou fogo.

A parte do áudio que vazou ontem para alguns órgãos de imprensa não permite concluir se os passageiros tinham consciência das dificuldades enfrentadas naquele momento pelos pilotos. Uma fonte informou ontem que a íntegra da conversa na cabine somente será divulgada ao final das investigações do acidente.

Os investigadores estão cruzando dados técnicos sobre as conversas dos pilotos, as informações dos painéis eletrônicos do avião e os registros de bordo de cada voo. Algumas das informações dos diários de bordo, divulgadas pela Rede Globo no domingo seguinte ao acidente,  mostram que a aeronave tinha um histórico de problemas técnicos que combinavam defeitos eletrônicos e falta de potência nos motores. Se ficar comprovado que houve negligência, a empresa poderá perder a concessão.

França divulga relatório sobre AF-477

Paris (AE) - O mistério que cerca a queda do voo AF-447 deve acabar nesta sexta-feira. Técnicos do Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA), o órgão que apura as causas do acidente de 31 de maio de 2009, apresentam às 14h30 (9h30 em Brasília) o relatório com as "circunstâncias exatas" do acidente. Preocupados, sindicatos de pilotos e famílias de vítimas advertiram ontem que culpar os pilotos não será explicação aceitável para o crash. A divulgação do documento foi anunciada pelo BEA na última segunda-feira. "O relatório apresentará as circunstâncias exatas do acidente com os primeiros pontos de análise e novos fatos estabelecidos a partir da exploração dos dados das caixas-pretas", diz o escritório.

Fontes envolvidas nas investigações e ouvidas pelo Grupo Estado em Paris no início de julho asseguram que um erro de avaliação na pilotagem teria sido decisiva para a queda, informação reiterada pelo jornal "Le Figaro". Porém, o próprio diretor do BEA, Jean-Paul Troadec, já admitiu que sem o congelamento dos tubos de Pitot - os sensores de velocidade de um avião, que orientam o sistema de navegação - o acidente não teria acontecido.

Ontem, sindicatos de pilotos na França protestaram contra as insinuações de que o voo AF-447 teria caído por culpa dos pilotos. "Os vazamentos à imprensa tendem a reiterar a tese de um erro de pilotagem, e não se fala mais do papel das sondas Pitot", disse à agência Reuters Guillaume Pollard, secretário-geral do sindicato Alter. "Isso tiraria um espinho do pé da Airbus, Air France e da Direção Geral de Aviação Civil (DGAC). Este acidente põe muita gente no banco dos réus."

De parte da associação Ajuda Mútua e Solidariedade AF-447, que reagrupa famílias de vítimas francesas, a responsabilização dos pilotos é a explicação mais conveniente, mas não necessariamente a mais próxima da verdade. "As acusações contra os pilotos são inaceitáveis. É fácil acusá-los, já que não estão mais aqui para se defender", afirmou Robert Soulas, presidente da associação. "Vimos na imprensa veredictos indicando que a responsabilidade é de 95% dos pilotos e 5% dos aviões. É inadmissível." 

Entre as vítimas do voo da Air France estava areia-branquense Soluwellington Vieira de Sá, 40 anos. Funcionário de uma empresa prestadora de serviços a uma multinacional do petróleo, ele retornava para a Europa após um breve período de férias com a família na cidade de baraúna, interior do Rio Grande do Norte. O corpo de  Soluwellington foi resgatado pouco dias depois do acidente por equipes brasileiras que participavam das buscas dos destrços do avião Air Bus.




Feirinha de Sant´Ana reúne milhares de pessoas

Caicó - A tradicional Festa de Sant´Ana de Caicó deste ano, chega ao último final-de-semana. Ontem, a Feira de Sant'Ana que ocorreu  durante todo o dia, no largo da Catedral, reuniu milhares de pessoas que se confraternizaram ao som da boa música e degustando o melhor da culinária seridoense. 
sidney silvaAs barracas de comidas típicas da Feira de Sant´Ana venderam todos os produtos. Organização estima que 10 mil pessoas tenham  participado do eventoAs barracas de comidas típicas da Feira de Sant´Ana venderam todos os produtos. Organização estima que 10 mil pessoas tenham participado do evento

Nas barracas montadas pela comissão organizadora da festa foram vendidas as comidas típicas como a paçoca de pilão, vatapá, filhóis, doces, xerém, a famosa buchada de bode, prato tradicional entre outros. Tudo foi vendido.

O Lions Clube de Caicó administrou uma das barracas, vendendo vatapá de camarão e farofa. Adalberto Bezerra, presidente do clube de serviço, disse que a parceria com a paróquia já dura 50 anos.


"Nós sempre colaboramos. Sempre fizemos esta parceria. Foi desde o início de sua realização. Ultimamente estamos vendendo o vatapá de camarão e sai tudo. Este ano a Diocese foi muito feliz em determinar a não comercialização de bebidas alcoólicas. Podemos ver que ninguém deixou de vir e se divertir", disse.

O monsenhor Edson Medeiro, avaliou de forma positiva a feira. "Nós entendemos que a festa está mais do que consolidada, e atrai muita gente, tudo porque o povo de Caicó é hospitaleiro, acolhedor, e um povo de fé, bravo, que mesmo vivendo no semi-árido, muitas vezes com sofrimento, sabe tirar daí a vida. A festa de Sant'Ana é a expressão da organização deste povo que ama a Deus e que tem coragem de trabalhar pondo a mão na massa para fazer esta festa grandiosa", afirma.

Para o empresário, Diego Vale, a feira é hoje um dos grandes eventos da festa, e destacou que o banquete é a melhor recepção que se dá a um visitante. "A feirinha é este grande banquete. É o melhor que o Seridó tem que está sendo ofertado aos sues visitantes. A feira é especial. Não é uma simples bebedeira, uma simples comilança. Eu costumo dizer que a feira é o evento principal da festa, porque é diferente dos demais que ocorrem em outras cidades do Estado. Aqui nós nos envolvemos. Não é só a paróquia de Sant'Ana que faz a feira, a comunidade toda se envolve", disse.
Bebida

Um tema que continuou rendendo nas rodas de conversa na feirinha, foi a proibição da venda de alcoólica pela paróquia. Sobre o assunto, o presidente da Fundação Belo Amor, que trata de pessoas com problema de dependência química, disse que parabenizou o bispo Dom Delson Pedreira da Cruz pela iniciativa, e revelou que foi informado que um dos motivos que levou a Igreja Católica a tomar tal decisão foi a existência da fundação.

"A Igreja não poderia ser contraditória com que anuncia. Ela prega que o álcool destrói famílias, por exemplo, e ao mesmo tempo comercializavam a arma que matava essas famílias. Outro detalhe é que a Igreja é uma das principais parceiras da Fundação", contou.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Seridó - ADESE, Francisco Galvão Freire Neto, que também estava na feirinha disse que a feira é um lugar de reencontro, onde todos se confraternizam e se atualizam. A festa favorece isso.




EM CÁCERES/MT - Onças matam pescador no Pantanal do Mato Grosso - IMAGENS FORTES

"Foi o pior momento da minha vida. Ver meu filho morto e não poder fazer nada. Se fosse uma onça só, talvez eu conseguisse salvá-lo",

CUIABÁ - Duas onças pintadas atacaram e mataram um pescador na noite de terça-feira, em Cáceres, no Pantanal mato-grossense. A vítima, Luiz Alex da Silva Lara, de 22 anos, pescava com o pai, Alonso Silva Lara, de 54, no Rio Paraguai. O ataque aconteceu por volta das 19 horas, perto da estação ecológica Taiamã.


 
Alonso relatou à Polícia Civil que saiu da barraca de camping para procurar iscas e deixou o filho dormindo. Quando voltou, viu que os dois animais haviam rasgado a barraca e o tirado de dentro. Ele ainda percebeu o momento em que o rapaz era puxado pela cabeça. Armado com apenas um facão, disse que não teve como espantar os animais.
"Foi o pior momento da minha vida. Ver meu filho morto e não poder fazer nada. Se fosse uma onça só, talvez eu conseguisse salvá-lo",  lamentou Alonso.

Os gritos do pai chamaram a atenção de outros pescadores que estavam acampados na região. Juntos, eles conseguiram afugentar os animais, mas Luiz já estava morto. O corpo foi transportado por um barco de turismo até a reserva Taiamã. De lá, foi levado ao IML por um veículo do Ibama. Segundo os peritos, o pescador sofreu traumatismo cranioencefálico e fratura do crânio com perda óssea. As onças comeram as bochechas e parte da nuca do rapaz, que também teve pernas e braços bastante arranhados.
Especialista em onça, o gerente do zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luiz Carlos de Sá Neves, acredita que o ataque é reflexo do aumento da população do animal no Pantanal. "Com a proibição da caça, o número de onças cresceu muito nos últimos anos. Antigamente ver só as pegadas no chão já era um grande acontecimento. Hoje, os pescadores estão com medo de irem sozinhos para a beira do rio",  disse Neves.
O fato de atacarem juntas pode significar que as onças-pintadas estejam em período reprodutivo, já que normalmente são animais solitários.
"O macho pode ter avançado no rapaz por instinto de proteção à fêmea",  explicou Neves. Ele não descartou, porém, a hipótese de um ataque apenas para saciar a fome.




 
Anselmo Carvalho Pinto - O Globo
Fotos: Internauta Anônimo




PRODUTOR RURAL MORRE DE INFARTO APÓS ACIONAR POLÍCIA PARA COIBIR ROUBO DE PEIXE EM AÇUDE DE SUA PROPRIEDADE NO SERIDÓ POTIGUAR



A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na noite de ontem, quinta-feira (28) no Sitio Pedra D’água, município de Currais Novos, em que algumas pessoas estariam furtando peixe no açude do Sítio citado de Propriedade do comerciante, Pedro Loló de Medeiros, de 65 anos, muito conhecido na cidade de Currais Novos.


A própria vítima foi quem ligou para central da PM pelo o 190 e quando a guarnição chegou, ele acompanhou pessoalmente os policiais até o local onde foram encontradas duas motos, uma tarrafa e uma rede dentro do açude. Os acusados fugiram com a presença da Polícia, abandonando as motos.


Os Policiais faziam os procedimentos de praxe, quando Pedro Loló começou a se sentir mal e recebeu os primeiros socorros ainda no local pelos os Policiais, que efetuaram massagens cardíacas e o conduziram as pressas para o Hospital Regional de Currais Novos, onde já deu entrada sem vida.


As duas motos foram conduzidas para a Delegacia e agora cabe a Polícia Civil identificar os proprietários e tomar as medidas cabíveis.


Pedro Loló sofria de Problemas cardíacos e já tinha passado vários dias na UTI depois de sofrer um infarto.
Fonte e fotos: PM Currais Novos.

Montagem fotos: Paulinho Filho.



quinta-feira, 28 de julho de 2011

IBGE: brasileiro abusa do sal e consome pouco cálcio

A análise de Consumo Alimentar no Brasil, com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), confirma um já conhecido mau hábito do brasileiro: o consumo excessivo de sal. Entre os adolescentes, 70% consomem quantidades acima dos 2.300 miligramas de sódio recomendados pelo Ministério da Saúde. Entre os homens, na faixa etária de 19 a 59 anos, 88,7% abusam do saleiro. Entre as mulheres, o índice de inadequação também é alto - 69,7%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O consumo excessivo do sal contribui para o aumento do risco de aparecimento de doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no período entre 2001 e 2010 os gastos com internações associadas à hipertensão aumentaram 63%. Só no ano passado, as doenças cardiovasculares (como acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio) custaram quase US$ 20 milhões.

Além de abusar do sal, o brasileiro ingere pouca quantidade de outros nutrientes, como o cálcio, encontrado em laticínios e responsável por proteger contra a osteoporose. Mesmo os 10% da população que mais consomem leite, têm ingestão abaixo do ideal. Na parcela mais jovem pesquisada, entre 10 e 13 anos, em torno de 95% têm ingestão menor do que os 1.100 mg diárias recomendadas.

Entre as mulheres com mais de 60 anos - parcela da população mais afetada pela osteoporose - 95,8% têm ingestão de cálcio insuficiente. Essa situação é agravada pelo fato de o consumo de magnésio e de vitamina D ser inadequado para 80,9% e 99,4% das mulheres dessa idade, respectivamente. A vitamina D permite a absorção do cálcio e o magnésio é responsável por fixar esse nutriente nos ossos, impedindo que migre para tecidos moles.

As mulheres também vão mal no consumo de ferro. Na faixa etária de 14 a 18 anos, um quarto delas ingere menos ferro do que o recomendado. Entre as mulheres entre 19 e 59 anos, esse índice é de 31%. Entre os homens, a inadequação não ultrapassa 11,5%.

Biólogos estranham encalhe de tartarugas em Porto Seguro (BA)



Biólogos e veterinários do PAT Ecosmar, uma ONG que atua no manejo e proteção de tartarugas marinhas em Porto Seguro, sul da Bahia, estranharam a ocorrência, em pouco mais de 36 horas, entre os dias 26 e 27 de julho, de sete encalhes de animais juvenis e 16 encalhes de filhotes, vivos. Todos aconteceram ao longo de 15 km de praias naquele município.
Paolo Botticelli, coordenador das equipes de campo da entidade ambiental, informou que os16 filhotes encontrados são da espécie tartaruga-de-pente, sendo que nove deles já puderam ser soltos. Já as tartarugas marinhas juvenis apresentam um quadro mais preocupante, pois todos os animais, diz ele, estão magros e debilitados e não conseguem mergulhar, o que impossibilita que eles se alimentem no mar.
“Isso é sintoma típico das doenças respiratórias e de presença do lixo no estômago e no intestino”, disse. As juvenis são cinco da espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas) e duas da espécie tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata).
Botticelli informou que correntes marinhas com águas mais frias, como as verificadas nesse período do ano, podem causar choque térmico nos répteis marinhos. Mas ele ressalta que pelo menos três tartarugas já expeliram bastante lixo, como pedaços de sacolas plásticas e linhas de rede de pesca, entre outros, após a dose de laxante aplicada.
“É preciso ter muito cuidado, as tartarugas comem tudo o que encontram pela frente, e como as águas são poluídas, o resultado é o encalhe e muitas vezes até a morte”, afirmou.
Ele observa que, nessa época de resfriamento, o encalhe é comum, mas não em grande quantidade, em tão curto período de tempo e num mesmo local. “Nessas condições é bem mais raro e chama a atenção”, disse.
As tartarugas estão recebendo cuidados veterinários e serão soltas no mar tão logo se recupere




MAÇONARIA


A MAÇONAIRA

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

É Filosófica porque investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

É filantrópica porque não esta constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça.

É progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão a da razão com base na ciência.

Aqui em São João do Sabugi, temos a honra em também poder participar dessa Ordem Mundial, com a " LOJA MAÇONICA MANOEL ABGAIL Nº 24 ".


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tema Ufólogo amador: Chuva em lua de Saturno explica mistério de origem da água no planeta



Cientistas descobriram de onde vem a água na atmosfera.
O satélite Encélado ‘chove’ água no planeta. 

Do G1, em São Paulo
Um mistério de 14 anos, a origem da água na atmosfera de Saturno, foi explicado pelos cientistas nesta semana após uma análise de uma das mais de 60 luas do planeta: Encélado. O satélite recoberto de gelo “chove” no planeta abaixo, afirmam os pesquisadores.
Encélado 'derramando' água em imagem feita pelo telescópio espacial Herschel (Foto: NASA/JPL/Space Science Institute )Encélado 'derramando' água em imagem feita pelo telescópio espacial Herschel (Foto: NASA/JPL/Space Science Institute )
Há quase uma década e meia, os astrônomos investigavam a origem do vapor de água na  atmosfera de Saturno. Agora, o telescópio espacial Herschel observou um verdadeiro anel de vapor em volta do planeta, com um formato consistente com a órbita de Encélado.
É a primeira vez que algo do tipo é observado no Universo. Nunca antes foi detectada uma lua capaz de alterar a composição química de seu planeta.
O sexto maior satélite de Saturno, Encélado é muito estudado por ser um dos melhores candidatos no Sistema Solar para abrigar vida. Com sua superfície recoberta por gelo e intensa atividade vulcânica, a lua derrama cerca de 250 quilos de vapor de água por segundo. Cerca de 5% disso acaba caindo no planeta – o resto ou se perde no espaço ou se congela nos anéis de Saturno.
Imagem mostra a água saindo da lua e alimentando o anel E de Saturno (Foto: NASA/JPL/Space Science Institute )Imagem mostra a água saindo da lua e alimentando o anel E de Saturno (Foto: NASA/JPL/Space Science Institute )
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...