terça-feira, 25 de dezembro de 2018

AS PRIMEIRAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO SERIDÓ - Matéria extraída da página pessoal do face book do Professor Quintino Medeiros


Essas instituições de ensino elementar ensinavam a ler, escrever e contar, sendo estabelecidas a partir da Lei de 15 de outubro de 1827, decretada pelo Imperador Dom Pedro I, que mandou “criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e lugares mais populosos do Império.”
Eis as primeiras Escolas de Primeiras Letras da região do Seridó, instituídas por atos da Assembleia Provincial:
Acari – criada em 1827
Príncipe (Caicó) – criada em 1827
Currais Novos – criada em 1855
São João do Príncipe (São João do Sabugi) – criada em 1855
Jardim do Seridó – criada em 1856
Flores (Florânia) – criada em 1870
Parelhas – criada em 1872
Serra Negra – criada em 1872

Segundo relatório da Direção de Instrução Pública datado de 1873, a Escola de Primeiras Letras de São João do Príncipe, instituição para o ensino-aprendizagem de estudantes do sexo masculino, contava com 16 (dezesseis) alunos.
(Fonte: ARAÚJO, M. M. Origens e tentativas de organização da rede escolar do Rio Grande do Norte: da Colônia à Primeira República. Natal, PRAEU, 1982. Obra resultante de Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Estadual de Campinas)
(Segundo outra fonte – que no momento me enfada buscar – ainda no século XIX a povoação de São João do Príncipe passou a contar com uma Escola de Primeiras Letras para meninas)
(A Escola de Primeiras Letras de São João do Príncipe funcionou na construção que aparece na imagem, a residência do Padre Joaquim Félis de Medeiros, primeiro capelão e primeiro professor da localidade. A casa, sita no Largo Ana de Souza, encontra-se atualmente em ruínas, rumo ao apagamento da memória visual dos sabugienses)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...