quarta-feira, 13 de junho de 2018

Simpósio de Observação da Terra Promove Troca de Conhecimento Sobre Satélites

Simpósio de Observação da Terra Promove Troca de Conhecimento Sobre Satélites

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (12/06) no site da “Força Aérea Brasileira (FAB)” destacando que o “Simpósio de Observação da Terra”promove troca de conhecimento sobre satélites.

Duda Falcão

TECNOLOGIA ESPACIAL

Simpósio de Observação da Terra Promove
Troca de Conhecimento Sobre Satélites

O evento reúne militares e civis interessados no setor espacial

Por Aspirante Carlos Balbino
Revisão: Maj Alle
Edição: Agência Força Aérea
Publicado: 12/06/2018 20:30

Fotos: Cabo Feitosa/Cecomsaer

Compartilhar conhecimento, trocar experiências, gerar cooperação e sinergia na área espacial. Isso foi o que motivou a realização do Simpósio de Observação da Terra, iniciado nesta terça-feira (12) no Grupamento de Apoio do Distrito Federal (GAP-DF), em Brasília (DF).

O evento, que vai até esta quarta-feira (13) e é organizado pela Airbus Space, teve como convidados militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de civis integrantes de instituições governamentais interessadas na implantação de projetos de sensoriamento remoto ótico.

Durante dois dias os participantes terão a oportunidade de analisar o panorama nacional das capacidades de sensoriamento remoto ótico, comparar a situação do país com o restante da América do Sul, analisar os benefícios da aquisição de um satélite nacional para o monitoramento de imagens e esclarecer dúvidas relacionadas à viabilização do projeto.


A abertura do simpósio contou com a presença do Ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, que participou da implementação do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) quando ainda integrava o Ministério da Defesa. O Ministro falou sobre a importância de se investir em um sistema de sensoriamento remoto ótico de alta definição no Brasil. “Esse sistema, a exemplo do SGDC [Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas], tem que ser dual, ou seja, tem que ser militar e civil. Essa é a fórmula que gera resultados e que permite uma utilização plena da capacidade e possibilidade de um equipamento tecnológico como esse”, defendeu.

Ao garantir apoio ao desenvolvimento do projeto, Raul Jungmann lembrou que a falta de um sistema como esse causa impacto financeiro no país. Segundo ele, atualmente, o gasto anual com a importação de imagens de alta definição feitas no exterior é de cerca de 100 milhões de dólares. “Se nós observarmos pelo prisma que seria a aquisição de um sistema como o Carponis-1 isso teria um custo inicial de aproximadamente 80 ou 90 milhões de reais”, complementou.


Autoridades do setor aeroespacial apontaram, além da economia, outros benefícios como a qualidade das imagens e o sigilo de informações, essenciais para a garantia da soberania nacional. O Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar que preside a Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), no entanto, frisou que o projeto necessita de parcerias para que se torne viável. “Hoje não temos um satélite bom para imagem. É preciso que haja entendimento dos demais órgãos públicos da importância dessa tecnologia para inverter o processo: fornecer a imagem e não comprá-la”, afirmou.

Experiências Internacionais

Para exemplificar as vantagens do uso do sistema, durante as palestras, a experiência de outros países na exploração de satélites de monitoramento de imagens foi compartilhada por integrantes de agências espaciais internacionais, que já investem no uso da própria tecnologia. O representante da Agência Espacial Francesa (CNES), Henri Roquefuil, destacou as características do satélite usadas para subsidiar áreas que envolvem serviços de segurança e organizações nucleares. “O programa dual ajudou a compartilhar custos e ter economia em escala. É um instrumento também de cooperação e permite integrar tecnologias”, explicou.


Para o representante da Agência Espacial Peruana (CONIDA), Gustavo Henriquez Camacho, a tecnologia empregada no sistema satelital peruano, provavelmente, é o que há de mais avançado no país. “Usamos as imagens para detectar deslizamentos de terras, para identificar locais vulneráveis em rodovias, simular a atividade de vulcões, identificar áreas de cultivo. Tudo isso gera um impacto social. Houve muitos questionamentos durante a implementação pela falta de informação, mas, ao explicarmos o funcionamento do satélite, 99,1% das pessoas ouvidas em pesquisas encomendadas reconhecem que o uso é muito importante”, garantiu.

A previsão é de que o satélite ótico brasileiro entre em operação em 2021. O acesso ao banco de dados será gratuito. Apenas 10% das imagens serão de uso restrito. 

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Operações Espaciais (COPE), unidade onde futuramente ficarão as instalações definitivas de controle e monitoramento dos novos satélites.

Carponis-1 

O Carponis-1 é o primeiro satélite de sensoriamento remoto de alta resolução espacial brasileiro. O Brasil pretende colocá-lo em órbita entre 2021 e 2022. O satélite faz parte de uma das constelações do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que integra o Programa Espacial Brasileiro.

Atualmente, o Brasil dispõe de imagens providas pelo satélite sino-brasileiro CBERS-4, no qual o melhor instrumento a bordo é uma câmera chinesa que pode somente prover imagens preto e branco com resolução máxima de cinco metros. O satélite Carponis-1 tem capacidade de gerar imagens coloridas com resolução igual ou menor a um metro. Isso quer dizer que o equipamento tem capacidade para gerar imagens com mais qualidade, nitidez e precisão. Imagens de alta resolução são essenciais para atender as demandas de diversos órgãos públicos brasileiros que, por vezes, devem recorrer a aquisição de imagens de satélites comerciais estrangeiros de maneira individual.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...