terça-feira, 22 de novembro de 2022

PT apresenta queixa-crime no STF contra Augusto Nardes, ministro do TCU, após áudio vazado

 


Parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados protocolaram, na noite desta segunda-feira (21), uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), por suas declarações em mensagem de áudio a empresários do agronegócio.
No documento, os deputados solicitaram à presidenta do STF, Rosa Weber, que o procurador-geral da República, Augusto Aras, seja instado a investigar e adotar providências legais com relação a supostos crimes cometidos por Nardes.
Os parlamentares também pedem a adoção de medidas administrativas, civis e penais cabíveis para identificar com urgência grupos que estariam "disseminando ódio e estimulando violência" contra o resultado eleitoral.
Além disso, sugerem que o Supremo avalia a presença de elementos que justifiquem o "afastamento imediato" de Augusto Nardes do seu cargo por sua "conduta antidemocrática".
No áudio vazado, Nardes disse "estar acontecendo um movimento muito forte nas casernas" brasileiras e que "é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso", para um "desenlace bastante forte na nação".
Eleitores do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), acompanham, durante protestos, discurso do presidente derrotado nas eleições de 2022. Porto Alegre (RS), 1º de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2022
Notícias do Brasil
Afinal, o que querem os manifestantes que pedem intervenção federal?
O texto enviado pelos parlamentares ao STF fala em "flagrante demonstração" de apoio a "movimentos golpistas" do ministro do TCU em seu áudio vazado. O documento afirma que Nardes tem "aversão à Constituição" e um "projeto de cooptar representante do setor do agronegócio, contra as estruturas de Estado para pavimentar o caminho do autoritarismo".
Os deputados apontam ainda que o ministro demonstrou "todo seu desprezo pelas instituições" ao apoiar "insurreições criminosas" e "ataques ao Estado Democrático de Direito".
A queixa-crime é assinada pelo líder da bancada do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e os deputados Alencar Santana Braga (SP)Elvino Bohn Gass (RS)Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP).
Após a repercussão negativa do áudio, Nardes decidiu tirar uma licença médica nesta segunda-feira (21), afastando-se do seu cargo temporariamente.
Bolsonaristas realizam ato em frente ao Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, 17 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2022https://sputniknewsbrasil.com.br/20221122/pt-queixa-crime-stf-augusto-nardes-ministro-tcu-audio-vazado-26052920.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...