quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Hoje - Leonid Daily News: 17 de novembro de 2021

 


















Leonid meteoros, vistos do espaço em 1997. Imagem via NASA

2021 Chuva de meteoros Leonid

A chuva de meteoros Leonid em novembro é conhecida por suas tempestades periódicas de proporções históricas, quando estrelas cadentes caem como chuva. Em 2021, esta chuva de meteoros deverá atingir seu pico na manhã de quarta-feira, 17 de novembro. Mas a lua está em uma fase minguante crescente. Ele vai passar a maior parte da noite, iluminando o céu e eliminando a maioria dos meteoros. Haverá apenas um breve intervalo entre o pôr da lua e o amanhecer da manhã de quarta-feira. O que fazer ?

Você pode tentar assistir meteoros ao luar. Você não verá tantos deles como em um ano sem lua. Mas você pode ver uma ou duas Leônidas particularmente brilhantes cruzando o céu.

Ou experimente este breve intervalo entre o pôr da lua e o amanhecer. Lembre-se de que quando a lua está baixa no céu - digamos, meia hora a uma hora antes de ir para a cama - seu brilho será reduzido. Se você seguir essa rota, procurando um pouco antes do amanhecer de quarta-feira, não tenha medo de começar a assistir quando a lua ainda estiver se pondo no céu. Confira os calendários do nascer e do pôr do sol e as caixas astronômicas do crepúsculo, do nascer da lua e do pôr da lua para saber essas coisas importantes.

Faça o que fizer - como sempre, para aumentar suas chances - certifique-se de que está visualizando de um local rural escuro no céu.

Ilustração artística da chuva de meteoros Leonid em 1833, uma das mais espetaculares da história. Imagem via NJ.com/Edmund Weiss .

Quantos meteoros Leonid você verá em 2021?

A resposta sempre depende de quando você está olhando, para onde está olhando e quão claro e escuro está o seu céu noturno.

Em condições ideais (uma área rural e uma lua ausente no céu), você pode ver de 10 a 15 meteoros por hora no auge do aguaceiro. Em 2021, estaremos diante de uma lua crescente, o que tornará difícil a detecção de meteoros mais fracos. A melhor hora para assistir é um pouco antes do amanhecer, após o pôr da lua, mas esse intervalo será breve.

A propósito, embora nenhuma tempestade Leonid esteja programada para 2021 - e embora o luar apague a maioria dos meteoros que você teria visto de outra forma - você ainda pode capturar muitos meteoros Leonid de 6 a 30 de novembro. É quando a Terra cruza o caminho orbital do cometa 55P / Tempel-Tuttle. O próprio cometa está longe. Mas os cometas cobrem suas órbitas com detritos. Esses pedaços de poeira atingem a atmosfera da Terra todos os anos nessa época. Eles vaporizam, criando trilhas de luz em um céu noturno escuro que conhecemos como meteoros.


https://aliensgia.blogspot.com/2021/11/aujourdhui-nouvelles-quotidiennes-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...