terça-feira, 7 de setembro de 2021

Uma promessa para hoje - 7 de setembro de 2021

 



Olá,

Chegamos ao tão esperado 7 de setembro de 2021. Suspeito que, assim como a galera aqui da nossa redação, você esteja com certa apreensão do que pode acontecer hoje. Por isso resolvi enviar esta mensagem. 

Quero sugerir duas "linhas de raciocínio" e te fazer uma promessa. Não precisa se preocupar: não vou fazer previsões, porque a verdade é que ninguém faz ideia de como esse dia pode acabar. 

A primeira coisa pra qual quero chamar atenção é que não podemos nos esquecer jamais que nós somos a maioria. Sim! A parcela de brasileiros que deseja Jair Bolsonaro fora do Planalto e os generais de volta à sua insignificância compõe a maioria da população. Todas as pesquisas demonstram que o governo está em frangalhos, patinando em meio à fome, à inflação, ao desemprego — uma gestão genocida da pandemia e o desmonte de tudo quanto é serviço público. 

O bolsonarismo passou as últimas semanas operando uma narrativa que articula pânico e ousadia. Infelizmente, teve sucesso. A estratégia funcionou porque hoje o país todo está em compasso de espera. Não há quem duvide de que eles colocarão muitas pessoas nas ruas. Mas, sem deixar de reconhecer a demonstração de força, não podemos nos deixar levar pelo jornalismo declaratório que há dias repete ameaças golpistas. Nós somos a maioria e não vamos deixar o país nas mãos dos tais 25% de lunáticos que estão incondicionalmente com o ex-capitão. 

Também quero te dizer que o 7 de setembro não se encerra hoje. Essa é uma longa corrida, não é de tiro curto. Bolsonaro sabe que um golpe não para em pé. Ainda. E sabe que tentar romper a ordem é a única saída para não ser defenestrado da política e pagar pelos crimes que cometeu (assim como seus filhos). Ou seja: há muito jogo pela frente. O STF está se movimentando, a sociedade civil também e o jornalismo está mais vivo do que nunca. 

Este é o segundo ponto que gostaria de ressaltar hoje: não importa o tamanho da multidão em São Paulo ou em Brasília, nós temos um caminho a percorrer e não podemos desviar dele. Que caminho é esse? Mobilizar a sociedade e a Justiça com foco em derrotar Bolsonaro. A extrema direita não desaparecerá do país em 2023. Mas derrubar e prender Bolsonaro é o primeiro e mais importante passo.

Esse é meu pedido para a redação do Intercept desde o dia 1 de janeiro de 2019. O que nós podemos fazer para contribuir com todos aqueles que estão lutando contra as forças do mal? Como podemos apoiar o enfrentamento da pandemia? Como ajudamos na luta dos indígenas contra o marco temporal? De que maneira o nosso trabalho pode ser instrumento para que congressistas, pesquisadores e militantes mexam as peças do jogo? 

Vou dar um exemplo rápido: há muito tempo fazemos uma cobertura que é única no país sobre a relação entre as gigantes de tecnologia e o crescimento da extrema direita. Denunciamos como essas empresas irrigam as redes de direita e lucram com isso, sobretudo o Google. Sempre chamamos atenção para o fato de que era preciso atacar o ecossistema que eles construíram. 

Na nossa última newsletter de sábado, mostramos como o STF e a PF finalmente têm ido pra cima deles. As investigações ligadas aos atos de hoje revelaram que apenas 12 canais investigados receberam do Google mais de R$ 6 milhões em anúncios no YouTube em apenas dois anos. Como viemos alertando há tempos: é muita grana e é preciso desmantelar essa rede. 

Eles têm uma enorme capacidade de mobilização de recursos. É urgente cortar essas fontes de financiamento do golpismo. Assim como é necessário fortalecermos financeiramente as nossas redes de informação e investigação. Sejamos francos: sem recursos para viagens, advogados, produção e edição fica muito difícil fazer qualquer coisa. 

Feita a digressão com um exemplo prático do que estamos fazendo, quero te dizer em nome de toda a redação do Intercept que desejamos que seu feriado seja um dia de descanso. Esperamos que você e seus familiares estejam bem, protegidos e firmes. Não se esqueça de que somos maioria e que não vamos nos deixar acuar. 

Pode aproveitar o dia com a tranquilidade de quem sabe que o jornalismo independente nunca está parado. Da nossa redação, das nossas casas e das ruas estamos trabalhando com foco e coragem. 

Peço que acompanhe o que vamos publicar nos próximos dias. Nosso programa no YouTube, Cama de Gato, vai tratar das manifestações e sugiro que você se inscreva no canal para não perder. A gente pode adiantar o programa que normalmente acontece às quartas, 20h30, caso seja necessário. 

Estamos no front por nós e por todos que estão conosco. Por isso, quero também te lembrar que você pode fazer algo hoje bem concreto. Ao apoiar o trabalho do Intercept você paga diretamente por mais denúncias, mais investigações que ajudam a derrubar redes de extrema direita e aproximam Bolsonaro do verdadeiro dia D: o dia em que ele será responsabilizado por toda a destruição que vem causando. Lembre-se de que esse dia está cada vez mais perto e você pode contribuir para chegarmos lá.

QUERO DERRUBAR A EXTREMA DIREITA   

Um abraço,

Leandro Demori
Editor-executivo

The Intercept Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...