sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Lua e Terra (imagem de arquivo)Terra está a ponto de perder para sempre sua '2ª Lua'

 



O objeto celeste chamado de "segunda Lua" pelos astrônomos se aproximará da Terra pela última vez na próxima semana, em 2 de fevereiro.

Os astrônomos chamam de segunda Lua o pequeno objeto celeste 2020 SO que caiu na órbita da Terra no caminho entre nosso planeta e a Lua em setembro de 2020.

Em dezembro de 2020, os cientistas da NASA descobriram que o objeto não era um corpo celeste, mas sim restos de um propulsor de foguete dos anos 1960 envolvido na missão lunar dos EUA, a American Surveyor.

O objeto fez sua aproximação máxima da Terra em 1º de dezembro de 2020, um dia antes da agência o identificar como um propulsor de foguete. Agora, o objeto está retornando para dar mais uma volta, segundo informou o portal EarthSky.

O objeto 2020 SO se aproximará da Terra pela última vez na próxima semana, em 2 de fevereiro, estando a uma distância de cerca de 220 mil quilômetros da Terra.

Segundo dados do portal, o objeto se afastará por completo depois disso, deixando a órbita da Terra de vez em março de 2021. Em seguida, a segunda Lua será apenas mais um objeto orbitando o Sol.

A NASA revelou que o objeto se aproximou várias vezes da Terra durante dezenas de anos, chegando relativamente perto de nós em 1966, ano no qual a agência lançou sua sonda lunar Surveyor 2 na parte de trás do foguete Centaur.

Isso deu aos cientistas a primeira grande pista de que o objeto 2020 SO era artificial. A confirmação total veio depois, quando cientistas compararam sua composição química com a de outro propulsor de foguete, que está em órbita desde 1971.


https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2021012916863943-terra-esta-a-ponto-de-perder-para-sempre-sua-2-lua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...