segunda-feira, 18 de maio de 2020

SÃO MAMEDE/PB- É INTENSIFICADA O COMBATE AO COVID-19



A fim de reforçar o combate à Covid-19, o município de São Mamede, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica as ações educativas e sanitárias junto com a população. Essas atividades ocorrem de forma contínua, desde o início da pandemia, e são executadas pelos trabalhadores da Saúde e demais funcionários da gestão municipal.

Com ajuda de um carro de som, na rua Presidente João Pessoa, espaço entre o Banco do Brasil e a Casa Lotérica, os técnicos da secretaria difundem as novas regras da quarentena, dando destaque ao uso obrigatório de máscara em ambientes públicos e privados. No local, ainda teve distribuição do referido objeto de proteção.

Já na rua Governador João Fernandes, no pátio do Mercado Público, a ação contou com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica identificando feirantes de fora do município e realizando os procedimentos necessários para prevenção do coronavírus.

Também na feira, os técnicos fizeram o teste de temperatura, entrega de máscaras e vacinação contra a gripe. A novidade foi a instalação de lavatórios de mãos, tanto no mercado quanto nas três cozinhas comunitárias, pontos estratégicos de aglomeração de pessoas diariamente.

Também faz parte da demanda de ações, as desinfecções e higienizações em prédios, praças, órgãos públicos, como a rodoviária e as unidades de saúde. Somado a isso, a secretaria promove as barreiras sanitárias nas entradas e saídas principais da cidade.

Nas barreiras, os carros passam por uma desinfecção. Enquanto os motoristas recebem panfletos e fazem o teste de temperatura. O teste serve de busca ativa, e os casos suspeitos são enviados para monitoramento da vigilância sanitária.

Importante ressaltar que a vigilância é responsável pela apuração de dados da covid-19, com divulgação semanal do boletim. Assim sendo, a população tem acesso aos números de casos em análise, descartados e em monitoramento.

A eficácia desse monitoramento, segundo a vigilância, depende do repasse de informação da chegada de novas pessoas na cidade. Isso pode ser feito pelo aplicativo da Prefeitura de São Mamede, de forma segura e anônima.

Os decretos em vigor, Estadual nº 40.217/2020 e Municipal 08/2020, reforçam as regras de isolamento social e ressaltam o uso obrigatório de máscara. Prevendo essa determinação, no município já foram distribuídas 4 mil máscaras de proteção.

Para fechar a sequência de ações, a secretaria promoveu mais um treinamento sobre a Covid-19, voltado para os profissionais da Saúde. O momento foi ministrado por Allan Martins e Edmara Nóbrega, do Conexão Saúde da cidade de Patos.

Fonte: Ascom/PMSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...