quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Descoberta inesperada é revelada em sarcófago egípcio de 3.000 anos (VÍDEO)

Múmia do Egito

Uma imagem rara surpreendeu os arqueólogos ao abrirem três sarcófagos egípcios de 3.000 anos conservados no Museu Semítico de Harvard.
A Universidade de Harvard divulgou que os três sarcófagos pertencem à 22ª Dinastia e chegaram ao museu entre 1901 e 1902. As tumbas eram de um sacerdote e gravador de metal chamado Pa-di-mut; de um cantor do templo de Amon-Ra, Mut-iy-iy, e de um porteiro do mesmo templo, Ankh-khonsu.
sarcófago de Ankh-khonsu carregava a inscrição “Ra-Horakhty, o grande Deus, Senhor do Céu". Com isso, os pesquisadores descobriram algo inesperado, pois ao abrir o sarcófago de 3.000 anos, descobriram a imagem do deus-sol, Ra-Horakhty, escurecida por uma camada de alcatrão em seu interior.
"Foi um momento de parar o coração [...] Não havia documentação moderna sobre o interior do sarcófago, por isso não tínhamos ideia do que esperar: madeira simples ou uma divindade requintadamente pintada nos encarando", afirmou Peter Der Manuelian, professor da Universidade de Harvard.
No sarcófago de Mut-iy-iy foi encontrada outra imagem: a da deusa do céu, Nut, vestindo uma roupa azul e portando um ankh, símbolo da vida, em cada mão.
"É uma honra trabalhar com esses artefatos de perto, e incomum poder tocar em algo tão antigo e com tanta história", afirmou Jane Piechota, consultora de conservação do Museu Semítico de Harvard, ao portal Phys.org.
Como parte do projeto, Manuelian reuniu uma equipe de especialistas encarregados da conservação e registro dos procedimentos de digitalização do artefato.
Os pesquisadores recolheram amostras de tecido, tinta e resina, e estudaram os textos e a iconografia existentes nos sarcófagos, incluindo a substância viscosa e resinosa que cobria as pinturas. Além disso, foi criado um modelo 3D baseado na fotogrametria e digitalização das peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...