segunda-feira, 30 de setembro de 2019

'Navio fantasma' naufragado há 118 anos é encontrado nos EUA (FOTOS)

Uma equipe de buscas americana encontrou no lago Superior, na costa do estado americano de Minnesota, o navio Hudson, que naufragou em setembro de 1901 e foi chamado de "navio fantasma" pelos habitantes locais.
A embarcação foi encontrada com a ajuda de um sonar, a uma profundidade de 250 metros, em julho deste ano, mas a descoberta só agora foi divulgada na mídia, escreve a edição local de notícias MRP.
Os pesquisadores conseguiram tirar fotografias do barco, construído em 1888, que, segundo eles, permaneceu quase intacto.
O navio, que transportava uma carga de linho e trigo, partiu do porto de Duluth em 15 de setembro de 1901, e desapareceu após ter enfrentando uma forte tempestade.


118 anos após o navio afundar no vendaval do Lago Superior, pesquisadores localizam destroços de 825 pés abaixo da superfície

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Uma âncora é vista no convés do cargueiro Hudson
Uma âncora é vista no convés do cargueiro naufragado Hudson, descansando a 825 pés abaixo da superfície do Lago Superior na costa da Península Keweenaw, no Michigan.
Foto cedida por Jerry Eliason e Kraig Smith
As bandeiras voaram a meio mastro quando o cargueiro Hudson passou pelo canal de Duluth em um dia de meados de setembro, pouco mais de 118 anos atrás.
A tripulação do navio estava cumprimentando o presidente William McKinley, que havia sucumbido à bala de um assassino no dia anterior.
Foi um começo sombrio para a passagem do Hudson pelo lago Superior - e, em retrospecto, talvez uma prenúncio sinistro do que estava por vir.
"Ninguém a bordo percebeu que, em poucas horas, eles iriam em vão transmitir sinais de angústia", reportaria o Duluth News Tribune mais tarde.
No dia seguinte à saída dos Portos Gêmeos, o Hudson se deparou com um vendaval vicioso e afundou ao longo da costa castigada pela tempestade da Península Keweenaw de Michigan; não houve sobreviventes.
Nas décadas que se seguiram, houve histórias de que o Hudson ainda navegava no lago como um "navio fantasma". Mas, na maior parte, sua história desapareceu com o passar do tempo. E o navio em si foi perdido nas profundezas do Lago Superior - até este verão.
Os caçadores de naufrágios Jerry Eliason, de Cloquet, Minnesota, e Kraig Smith, de Rice Lake, Wisconsin., Usaram sonar e, em seguida, uma câmera para localizar e confirmar a descoberta do Hudson, agora repousando em 825 pés de água.

Naufrágio de Hudson no Lago Superior
Parte do nome do Hudson é visível nesta imagem a partir dos destroços do cargueiro em 825 pés de água no Lago Superior, no mar, perto de Eagle River, Michigan. O Hudson afundou em setembro de 1901; o naufrágio foi descoberto em julho de 2019.
Foto cedida por Jerry Eliason e Kraig Smith

"Está muito intacto, arremessado no arco inferior primeiro", disse Eliason. “Portanto, o arco está nivelado com a lama e a popa provavelmente está a cerca de 6 metros do fundo, e a hélice está suspensa no ar.
Eliason e Smith fizeram parte de várias descobertas de naufrágios do Lago Superior nos últimos anos, incluindo a descoberta de 2013 do cargueiro Henry B. Smith, que desapareceu com todas as mãos um século antes.

O Hudson de 288 pés de comprimento era uma embarcação de aço robusta, construída em 1888 "e uma das embarcações mais rápidas dos lagos", escreveu o autor e professor de longa data da Universidade de Minnesota Duluth, Julius Wolff, em seu livro "Naufrágios superiores do lago".
O Duluth News Tribune informou na época que o Hudson era conhecido como um dos "galgos dos lagos". O capitão do navio, Angus J. McDonald, estava "casado com o Hudson", um passageiro recente, Harry Nesbitt, disse ao News Tribune logo após o naufrágio. "Ele me disse a caminho de Duluth que ela era o barco mais seguro dos lagos, na sua opinião, e se arrependeria muito se tivesse que fazer alguma coisa. outro barco ".
O Hudson carregava uma carga de trigo e linho quando partiu de Duluth em 15 de setembro de 1901. Em algum momento, quando o Hudson passou pelas Ilhas Apóstolos, um vendaval do Lago Superior foi acionado. E na manhã seguinte, em 16 de setembro, os detentores de faróis em Eagle River, Michigan, viram um "navio a vapor de duas pilhas considerável morto na água, listado mal", escreveu Wolff. "O vapor não identificado de repente rolou e afundou."

O Hudson foi lançado em 1888 e afundou no Lago Superior em 1901
O vapor Hudson, visto aqui em uma foto sem data, foi lançado em 1888 e afundou em uma tempestade no Lago Superior em setembro de 1901. Os destroços do Hudson foram localizados no verão de 2019.
C. Coleção Patrick Labadie / Santuário Marinho Nacional Thunder Bay, Alpena, Mich.

Mas a tempestade havia derrubado
linhas de comunicação no Keweenaw e, a princípio, apenas surgiram relatos vagos e confusão.
Em 18 de setembro, o News Tribune informou que "não havia nenhuma pista" da identidade do navio e nenhum sinal de destroços. Observadores disseram acreditar que um segundo navio avistado na área pode ter resgatado a tripulação do navio afundado.
Em 19 de setembro, o jornal informou que, dada a falta de destroços, o relatório de que um navio afundava era "provavelmente um erro".
Mas no dia seguinte, as notícias deixaram claro que não havia erro: um barco de pesca encontrou destroços flutuantes, incluindo dois mastros, um pintado de preto e outro amarelo - combinando com o Hudson. Nos próximos dias, mais destroços apareceram - incluindo os corpos de alguns membros da tripulação, alguns usando coletes salva-vidas com o nome "SS Hudson".

A primeira página do Duluth News Tribune em 20 de setembro de 1901
A primeira página do Duluth News Tribune em 20 de setembro de 1901, relatando os destroços do Hudson, bem como a morte do presidente William McKinley.
Tribuna da notícia de Duluth através da biblioteca pública de Duluth

Os relatórios na época indicavam que havia 25 tripulantes a bordo, embora houvesse alguma incerteza sobre o número exato; todos pereceram quando o Hudson afundou.
Após o naufrágio, houve especulações de que a carga de grãos do Hudson mudou durante a tempestade e que muitos da tripulação entraram no porão para tentar resolver o problema - e foram presos quando o navio naufragou. Wolff escreveu que a teoria era apoiada pelo fato de que apenas alguns corpos chegavam à praia.
O navio também pode ter tido problemas no motor no pior momento possível. Mas, como Wolff escreveu, "por que o Hudson sucumbiu quando muitos outros navios menos substanciais chegaram (a tempestade) continua sendo um dos mistérios do lago".


O Hudson foi lançado em 1888 e afundou no Lago Superior em 1901
O vapor Hudson, visto aqui em uma foto sem data, foi lançado em 1888 e afundou em uma tempestade no Lago Superior em setembro de 1901. Os destroços do Hudson foram localizados no verão de 2019.
C. Coleção Patrick Labadie / Santuário Marinho Nacional Thunder Bay, Alpena, Mich.

Antes de procurar o Hudson, Eliason e Smith - guiados por informações do autor e historiador Frederick Stonehouse - haviam identificado uma área de pesquisa de 32 milhas quadradas ao largo do rio Eagle. Eles sabiam que havia uma chance de a grade conter não apenas o Hudson, mas dois outros destroços - o Raio de Sol que afundou em 1863 e o SR Kirby que desapareceu em 1916.
Como se viu, uma equipe de busca do Great Lakes Shipwreck Museum de Michigan também estava na área neste verão e encontrou os destroços destroçados do Kirby.

Uma imagem do sonar mostrando os destroços do Hudson
Uma imagem do sonar mostrando os destroços do Hudson em 825 pés de água, no Lago Superior na costa da Península Superior do Michigan. O cargueiro lançou-se curvado primeiro no leito do lago quando afundou em 1901.
Imagem cortesia de Jerry Eliason e Kraig Smith

Eliason e Smith, depois de várias viagens para identificar alvos usando sonar, jogaram uma câmera na água acima de um alvo promissor em meados de julho e capturaram imagens de um naufrágio intacto e ainda não descoberto. Eles tiveram sorte quando sua câmera, balançando 800 pés abaixo, capturou parte do nome do navio no casco: "HUD-"
Não havia dúvida - o Hudson havia sido encontrado.
"Está absolutamente intacto até o casco. Agora, as cabines da embarcação eram de madeira e a maioria das cabines que estavam lá decolaram (quando o navio afundou", disse Eliason. "Então, todos os destroços que estavam chegando à terra eram os Mas basicamente todo o aço está lá ", incluindo os motores a vapor de expansão tripla.

Vigias são vistas no casco do cargueiro Hudson naufragado
Vigias são vistas no casco do cargueiro naufragado Hudson, descansando em 825 pés de água no Lago Superior, no mar, perto de Eagle River, Michigan. O cargueiro afundou em 1901 e foi descoberto em julho de 2019.
Foto cedida por Jerry Eliason e Kraig Smith

Mas nunca é fácil encontrar e explorar um naufrágio. Eliason e Smith - às vezes acompanhados por Randy Beebe, de Duluth, e Bill Reynolds, de Hancock, Michigan - tiveram que enfrentar problemas de vento, ondas e equipamentos. E há muitas, muitas horas gastas vasculhando o fundo do lago com sonar, na esperança de encontrar sinais de um possível acidente.
Até tirar aquelas fotos do Hudson, quando sabiam sua localização exata, era um desafio.
“O edifício IDS, o edifício mais alto do centro de Minneapolis, tem 792 pés de altura. Então, o que estamos tentando fazer é balançar esta câmera neste naufrágio em 825 pés de água - para que tenhamos mais profundidade para chegar ”, disse Eliason. “E é como fazer isso com um helicóptero sob um vento forte por causa da corrente de Keweenaw; há uma corrente persistente que flui do sudoeste para o nordeste ao longo da península de Keweenaw. ... Não é tão fácil quanto se gostaria que fosse. "
O Hudson e Kirby provavelmente estão ligados aos destroços da segunda maior profundidade já localizados nos Grandes Lagos. Eliason e Smith também estiveram envolvidos na descoberta do mais profundo - o Scotiadoc, encontrado em cerca de 850 a 870 pés de água perto de Thunder Bay, Ontário, em 2013.


Um turco de barco salva-vidas é visto no convés do Hudson
Um turco de barco salva-vidas é visto no convés do Hudson, um cargueiro que afundou no Lago Superior, no mar, perto de Eagle River, Michigan, em setembro de 1901. O naufrágio foi localizado em julho de 2019.
Foto cedida por Jerry Eliason e Kraig Smith

Se o clima cooperar, Eliason e Smith esperam voltar ao lago neste outono para reunir mais imagens do Hudson, e talvez fazer mais algumas buscas pelo raio de sol ainda indescritível.
Uma viagem de regresso prevista para 16 de setembro - o aniversário do naufrágio - não deu certo. Segundo a lenda, recontada pelo site de história da Zenith City , um Hudson espectral e sua equipe fantasmagórica ainda navegam nas águas do Lago Superior na costa do Keweenaw naquele dia.
"É por isso que queríamos estar lá no dia 16", disse Eliason, brincando. "Então, se colocarmos a câmera no dia 16 e ela desapareceu ..."
Mas histórias de fantasmas à parte - Eliason e Smith disseram que são levados a continuar procurando destroços pelo desafio, pela história e pela chance de responder a perguntas de longa data.
"É sempre sempre interessante resolver um mistério que não havia sido resolvido antes. E apenas para ver o local de descanso final", disse Smith. "(Há) sempre a contemplação, pensando em como era essa última circunstância. ... Certamente, tendo estivemos no lago em nossa parte do tempo que, em uma escala menor, é bastante desagradável - não consigo imaginar como é sair quando ... é ruim o suficiente para pôr em risco a vida daqueles grandes barcos ".

Aprender mais

Jerry Eliason fará uma apresentação sobre o Hudson na conferência anual Gales de novembro, realizada em Duluth, de 2 a 3 de novembro. Encontre mais informações no site da conferência .

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