quarta-feira, 10 de abril de 2019

PRIMEIRA FOTO DE UM BURACO NEGRO SERÁ DIVULGADA HOJE

Prepare-se para o que pode ser um dos maiores anúncios da ciência do século: parece que os astrônomos estão prestes a revelar a primeira imagem de um buraco negro.
O projeto do Telescópio do Horizonte de Eventos (EHT) estará participando de várias entrevistas coletivas em todo o mundo no dia 10 de abril para fazer um grande anúncio sobre “um resultado inovador”. Eles resolveram se manter a par de quaisquer detalhes, no entanto, é bastante certo que eles revelarão os primeiros resultados de sua missão de tirar uma foto do horizonte de eventos de um buraco negro, proporcionando uma visão sem precedentes de um dos fenômenos mais misteriosos do universo.
Primeira simulação computacional de um buraco negro.
Um buraco negro é uma porção do espaço-tempo com efeitos gravitacionais tão fortes que nada – nem mesmo a luz – pode escapar de seu alcance. Isso significa que não é possível capturar uma imagem direta de um buraco negro, pois eles estão totalmente ausentes da luz visível por sua própria condição natural. Eles também englobam todas as outras formas de radiação eletromagnética, o que significa que você não pode observá-las usando ondas de rádio, raios-X, raios gama ou qualquer outro tipo de telescópio.
Podemos, no entanto, observar o seu horizonte de eventos, o “ponto de não retorno” de um buraco negro, além do qual nada pode escapar. Portanto, a imagem será efetivamente uma “silhueta” de um buraco negro.
O projeto do Telescópio Event Horizon consiste em uma rede global de radiotelescópios espalhados pelo planeta com os olhos virados para Sagitário A*, um buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, e para o buraco negro na gigante galáxia elíptica M87. Ao compilar todos os seus dados, eles são capazes de criar um telescópio com um diâmetro equivalente a todo o planeta Terra.
Durante vários anos, eles se dedicaram ao objetivo de observar o ambiente imediato de um buraco negro. O projeto coletou seus dados em abril de 2017, no entanto, leva vários anos para processá-los e produzir uma imagem final.
Considerando o quão importante é o anúncio, existe a possibilidade de que esse seja um momento de “missão cumprida”. Então, pegue um pouco de pipoca e prepare-se para quarta-feira, 10 de abril de 2019, às 10h (horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo no site do ESO e pelo canal YouTube do Conselho Europeu de Pesquisa, no qual você poderá assistir no play abaixo. [IFLS]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...