Desembargadora Simone Schreiber concedeu habeas corpus neste domingo (24) a Carlos Jorge Zimmermann ex-representante da empresa AF Consult Ltda. Ela tinha concedido liberdade no sábado para Rodrigo Castro Alves Neves.
Por G1 Rio e TV Globo
Temer passa o sábado preso no Rio sem visitas; PF não autorizou Foto: Reprodução/JN |
Na decisão, a desembargadora frisa que a ordem só foi concedida por se tratar de prisão temporária, sendo, portanto, diferente da situação dos acusados cujos habeas corpus serão julgados na quarta-feira pelo TRF-2.
A desembargadora citou o entendimento do STF, no sentido de que a prisão cautelar não pode ser usada como instrumento para levar o acusado a interrogatório: "a decretação de prisão temporária, "com a finalidade exclusiva de compelir o réu a agir de forma contrária aos seus próprios interesses legítimos, no exercício de sua defesa, viola frontalmente a Constituição Federal", afirmou.
A PF cumpriu, ao todo, 10 mandados de prisão na quinta-feira (veja quem é quem). Dessas, 8 eram preventivas e 2 temporárias.
Zimmermann representava a empresa finlandesasueca AF Consult Ltd no Brasil na época da licitação para o contrato de Angra 3. Era um dos representantes da rede de pessoas jurídicas estruturada para, em tese, repassar recursos por meio do contrato da AF Consult Ltd com a Eletronuclear.
Ele era ex-funcionário da Engevix e, de acordo com a Justiça, ao que parece, integrou a estrutura da empresa apenas para compor o esquema delituoso, sem, contudo, possuir ingerência sobre os atos praticados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário