RESTOS DE CRIANÇAS SACRIFICADAS EM RITUAL DE CULTURA ANTIGA NO PERU (FOTO: REPRODUÇÃO/JOHN VERANO)
Descobertas são resquícios da cultura Chimú e datam do século 15.
Por: Redação Galileu
Pesquisadores da Universidade Nacional de Trujillo, no Peru, encontraram resquícios de um sacrifício em massa de crianças e lhamas no sítio arqueológico Huachaquito-Las Llamas, em Moche Valley. O ritual, que aconteceu durante o século 15, reuniu 140 crianças e 200 animais.
As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista científica Plos One e fazem parte de escavações realizadas entre 2011 e 2016. Os autores escavaram uma área de aproximadamente 700 metros quadrados. A maioria dos restos humanos encontrados eram de crianças e animais como lhamas e alpacas.
Um dos autores responsáveis pelo estudo, John W. Verano, disse que a descoberta pegou todos de surpresa: "Tivemos a sorte de poder escavar completamente o local e de ter uma equipe multidisciplinar de campo e laboratório para fazer a escavação e análise preliminar do material". "Este sítio abre um novo capítulo sobre a prática do sacrifício de crianças no mundo antigo", explica.
ACREDITA-SE QUE CRIANÇAS E ANIMAIS TENHAM SIDO MORTOS EM RITUAL (FOTO: REPRODUÇÃO/JOHN VERANO)
Observou-se marcas de cortes entre o esterno e as costelas das crianças e das lhamas, o que traz à tona hipóteses de que os corpos passaram por um ritual de remoção do coração.
Os restos encontrados datam de 1450 d.C e pertencem à cultura Chimú, que existiu principalmente entre os séculos 5 e 15. Os autores da pesquisa também notaram nos corpos uma camada de lama, que pode indicar que o sacrifício foi precedido ou talvez até inspirado por uma tempestade.
Com as descobertas, os arqueólogos pretendem analisar melhor as histórias de vida e as origens das crianças e animais que foram sacrificados.
Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/03/centenas-de-esqueletos-de-criancas-e-lhamas-sao-encontrados-no-peru.html (07/03/2019)
Nenhum comentário:
Postar um comentário