sábado, 22 de dezembro de 2018

Presente de Natal incrível': sonda da NASA cumpre 'tarefa importante' em Marte (VÍDEO)

Desenho de um artista que mostra a sonda MAVEN perto de Marte (imagem referencial)

A sonda InSight da NASA colocou o seu primeiro instrumento na superfície de Marte nesta quarta-feira (19), apenas umas semanas depois da aterrissagem no planeta, completando desta maneira "uma tarefa importante" da missão, informa o site da agência especial.
Trata-se de um sismógrafo destinado a detectar movimentos telúricos e impactos de meteoritos no Planeta Vermelho. O dispositivo foi instalado mediante uma garra que a InSight possui nos seus braços biônicos.
"Colocar o sismógrafo de maneira segura no solo é um presente de Natal incrível", disse o gerente do projeto, Tom Hoffman, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, situado em Pasadena, EUA.
​Em caso de você ter deixado passar, aqui está uma coisa para os livros de história: pela primeira vez, eu coloquei um sismógrafo na superfície de Marte! Quando tudo estiver pronto, posso começar a escutar os martemotos.
"É o instrumento de maior prioridade na InSight: precisamos dele para cumprir cerca de três quartas partes de nossos objetivos científicos", assinalou o investigador principal do projeto, Bruce Banerdt.
O aparelho permite aos cientistas conhecer mais sobre o subsolo marciano estudando seus movimentos. Cada terremoto atua como uma espécie de "relâmpago" que ilumina a estrutura do interior do planeta. Analisando como as ondas sísmicas passam através das camadas do interior do planeta, os cientistas podem descobrir a profundidade e composição de cada uma delas, explicam os especialistas.
https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2018122212958168-nasa-sonda-natal-presente-tarefa-cumprir-video/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...