sexta-feira, 2 de março de 2018

Asteroide passará pela Terra a uma distância mais próxima que a da Lua( Vídeo).


assista ao asteróide ao vivo

Um asteróide entre 5,6 e 12 metros se aproximará da Terra hoje e chegará a cerca de 111,300 quilómetros, menos de um terço da distância média que separa nosso planeta da Lua; é uma aproximação em termos astronómicos "próximo", mas não há possibilidade de colisão.

O asteróide é chamado 2018 DV1 e, de acordo com dados do Jet Propulsion Laboratory da NASA, viajará a uma velocidade de cerca de 6,5 quilómetros por segundo, para chegar a sua distância mínima da superfície da Terra às 05:54 TMG.

É o décimo oitavo asteróide conhecido que voa sobre o planeta até agora este ano a menos de uma distância lunar (uma distância lunar – entre a Terra e a Lua – é equivalente a cerca de 385 000 quilómetros), e é o sexto mais próximo, de acordo com as mesmas fontes.

É classificado como NEO, objectos próximos à Terra (Near Earth Object); eles são considerados NEO se, em sua órbita ao redor do Sol, ele passa a menos de 50 milhões de quilómetros da Terra – isso corresponde a um terço da distância da Terra ao Sol.

Dos mais de 600 mil asteróides de aqueles que são registados em nosso Sistema Solar, cerca de 12.000 são catalogados como NEO.

A abordagem deste corpo rochoso é fundamental para o seu estudo: servirá acima de tudo para confirmar dados de massa e tamanho, e para descobrir a sua densidade, a partir de de dados de rotação.

Telescópios de diferentes partes do mundo poderão observá-lo e monitorizá-lo e, a partir de casa, será possível "perseguir" através da internet, graças a um acordo entre o projecto "O projecto de telescópio virtual 2.0" e o Observatório Tenagra no Arizona (EUA)

O asteóide 2018 DV1 foi descoberto pelo Mount Lemmon Survey localizado no Arizona.

Ler mais AQUI e AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...