Via https://br.sputniknews.com
O achado misterioso encontrado na parte central da Suécia deixou os pesquisadores perplexos. Supostamente, se tratava de um ritual das pessoas da Idade da Pedra.
Uma equipe de arqueólogos suecos ficou espantada ao encontrar vários crânios com mais de 8 mil anos no campo arqueológico de Kanaljorden, localizado na parte central da Suécia, informou o jornal Live Science.
O achado, encontrado em um túmulo datado da Idade da Pedra, contém restos de ao menos onze adultos e uma criança. Os ossos permaneceram debaixo de água, já que o sepultamento misterioso se localiza no fundo de um pequeno lago.
De acordo com os pesquisadores, nenhum dos crânios tinha mandíbulas. Enquanto dois deles estavam perfurados com estacas de madeira, outros tinham marcas de terem sofrido "golpes com um objeto contundente".
Além dos crânios humanos, os arqueólogos encontraram também restos de catorze animais de diferentes espécies, incluindo ursos-pardos e javalis.
O arqueólogo da Fundação do Patrimônio Cultural de Vasteras (Suécia), Fredrik Hallgren, acredita que as marcas de golpes encontrados nos crânios possam ter sido resultado de um "ritual". O pesquisador reconhece que ainda não se sabe o motivo exato de tal ritual, mas assinalou que a equipe vai continuar estudando os detalhes desse enigmático sepultamento subaquático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário