terça-feira, 24 de outubro de 2017

Memórias de São João do Sabugi/RN - Escola Estadual Senador José Bernardo e Cruzeiro do Centenário.

A imagem pode conter: céu, casa, nuvem e atividades ao ar livre


Escola Estadual Senador José Bernardo e Cruzeiro do Centenário, em São João do Sabugi-RN, na segunda metade da década de 1980.

Essa instituição de ensino foi criada na década de 1920, sob a denominação de Escolas Reunidas Senador José Bernardo. Sua sede inicial, construída para ser escola, foi o prédio em que atualmente funciona a Prefeitura Municipal, inaugurada em 1925 pelo então Presidente do Estado, José Augusto. Aquela edificação fora custeada por recursos adquiridos em campanha realizada junto à comunidade, coordenada pelo Prof. Francisco Quinino de Medeiros, complementados por verba do Governo do Estado.

As Escolas Reunidas eram aquelas instituições de instrução primária localizadas em vilas, povoados e bairros distantes, num modelo difundido a partir do Estado de São Paulo, aproveitado pelos demais Estados. Com a criação do Município de São João do Sabugi, em 1948, as Escolas Reunidas foram elevadas à categoria de Grupo Escolar, mantendo o seu patrono, ainda atual. Tal ascensão deu-se pela Lei 206, de 7 de dezembro de 1949, passando o referido educandário a oferecer o quinto ano das séries iniciais de ensino.

A construção que se vê na fotografia é de meados da década de 1950, erigida com verbas federais do INEP - Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, adquiridas através da Prefeitura Municipal, em terreno doado por Joana Medeiros de Azevedo (Nana). 


(Foto: Glorinha Dantas)


Via Página Oficial no Facebook do professor  Quintino Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...