INCRÍVEL: Descoberta chocante no fundo do oceano é capaz de desconstruir diversos mitos
O fundo do oceano pode revelar muitos mistérios. Mitos antigos, como a cidade perdida de Atlântida, permanecem sem muitas explicações. Mas, outra cidade perdida está desconstruindo alguns desses mitos.
De acordo com o jornal britânico The Telegraph, a principal pesquisa sugere que Heracleion serviu como um porto obrigatório de entrada para o comércio entre o Mediterrâneo e o Nilo.
Até agora, 64 barcos e mais de 700 âncoras foram desenterrados da lama da baía. Outros achados incluem moedas de ouro, moedas de Atenas e estátuas gigantes com escritos em grego e egípcio antigos. Os pesquisadores acreditam que esses artefatos apontam para a proeminência da cidade como um centro comercial movimentado.
Os arqueólogos também descobriram uma variedade de artefatos religiosos na cidade submersa, incluindo esculturas de pedra de quase 5 metros. Eles acreditam que tais esculturas decoravam o templo central da cidade e sarcófagos de calcário.
“A evidência arqueológica é simplesmente esmagadora”, disse professor Sir Barry Cunliffe, um arqueólogo da Universidade de Oxford que participou da escavação, em um comunicado à imprensa obtido pelo The Huffington Post. “Por permanecerem intocados e protegidos por areia no fundo do mar durante séculos, eles estão brilhantemente preservados“, completou.
Mas apesar de toda a animação, um mistério sobre Heracleion permanece em grande parte sem solução: por que, exatamente, naufragou? A equipe de Goddio tem uma teoria: eles sugerem que o peso dos grandes edifícios sobre a região e o solo de areia podem ter feito a cidade afundar após um terremoto.
[ Ofigenno /
The Huffington Post ] [ Fotos: Reprodução / The Huffington Post ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário