Esta sexta-feira que nunca irá esquecer: Lua de Neve vem acompanhada pelo 'Cometa Azul'
Três eventos astronómicos coincidem na noite de sexta-feira e sábado. Eles são visíveis na maior parte do mundo.
O céu preparou três surpresas para a noite desta sexta-feira 10 de Fevereiro. Se as nuvens permitirem, poderá ver o eclipse penumbral da Lua do Lobo, coincidindo com a passagem do "cometa de Ano Novo.
Lua do Lobo, também chamada de Lua de Neve, é o nome dado em alguns países da América do Norte e Europa, a lua cheia fevereiro. Este ano vai ser vista a partir 16:44 TMG de sexta-feira até 07:30 TMG no sábado 11 de Fevereiro.
O eclipse lunar penumbral que terá lugar esta sexta-feira será um fenómeno astronómico raro, uma vez que quase toda a superfície lunar estará em trevas. Ao contrário dos eclipses parciais ou totais, a lua não se esconderá completamente, mas permanecerá iluminada, embora com muito menos intensidade. Será visto na Europa, a maior parte da Ásia, África e América do Norte durante quatro horas a partir de 22:32 TMG até 02:56 TMG no sábado de manhã.
Por o outro lado, o "Cometa Ano Novo ' aproximará da Terra pela meia-noite de sexta-feira a distância mais próxima desde 2011, apenas 12 milhões de quilómetros do nosso planeta.
O cometa, cujo nome oficial é 45P / Honda-Mrkos-Pajdusakova, recebeu este nome porque foi visto no céu no final de dezembro do ano passado, embora a uma distância maior.
Tem a cabeça de cor 'azul e verde e a - cauda em forma de ventilador. Poderá ser visto perto da constelação de Hércules. Se perder esta vez, a próxima oportunidade será em 2022 .
Fonte: RT
Nenhum comentário:
Postar um comentário