Incidência de chuvas no Estado é surpreendente, diz meteorologista
até pelo menos esta terça-feira (12).
De acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, as chuvas que estão caindo no Estado, e em toda região nordeste, acontecem devido a um fenômeno denominado Vórtice Ciclônico de Ar Superior. Esse fenômeno é de difícil previsão e tem duração de aproximadamente cinco dias, o que surpreende a Emparn, uma vez que o sistema está atuado há quase um mês.
“É surpreendente. É um sistema que tem no máximo oito dias de duração. Ele está aprisionado e não consegue se dissipar. Apesar disso, a partir de quarta-feira as correntes de chuva irão diminuir”, explica Bistrot ao falar sobre as previsões de chuvas para a capital e o interior.
Ainda de acordo com o meteorologista, mesmo com a diminuição das precipitações em todo o Rio Grande do Norte, as chuvas podem voltar. “É até normal que isso aconteça após um longo período de incidência de chuvas. Neste momento o vórtice está favorecendo a formação de chuvas na faixa litorânea do Estado, mas estamos monitorando para ver se ele vai se deslocar para o interior”, complementou.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário