sábado, 26 de julho de 2014

Para refletir: " VOCÊ TEM AMIGO DE VERDADE "?

Não sei quanto a vocês, leitores, mas eu noto que a definição da palavra “amigo” apresenta uma transformação semântica nos dias atuais, ou seja, há uma crise de identidade dessa palavra. Temos amigos do facebook, da escola, do trabalho, do futebol, da academia, ou são colegas? Por isso, a pergunta é: você tem amigos de verdade?
O ser humano foi criado para se relacionar com seu semelhante. Contudo, encontrar valores humanos como respeito, cuidado, carinho, disponibilidade de tempo, confiança, solidariedade, lealdade e amor fraterno, entre outros, em muitas pessoas que conhecemos não é tão fácil, talvez seja por causa de um sistema capitalista, que exige cada vez mais, que muitas pessoas vivam quase que em competição contínua e, por causa disso, muitos perdem o verdadeiro sentido do valor da relação humana. As pessoas estão carentes, porém temem a aproximação com o próximo, com medo da concorrência típica do sistema capitalista, infelizmente.
Desse modo, parece que o adequado é distinguirmos o sentido das palavras colega e amigo. O colega é uma pessoa que convive na mesma escola, faculdade, ou repartição de trabalho. Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração, do lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância, digam não, mesmo esquecendo a canção... (trecho da música: Canção da América, do cantor e compositor Milton Nascimento).
 A amizade exige confiança- respeito recíproco. É certo que a natureza humana é limitada, e do ponto de vista da perfeição, não iremos encontrar essa amizade perfeita. Essa exclusividade pertence só a Deus, como diz A Santa Palavra, em Jeremias: (Jr 17:7Bendito o homem que confia no Senhor, e no Senhor deposita a sua confiança. Essa confiança plena somente em Deus é possível, Ele nunca nos decepciona, já o ser humano sim. Essa definição divina significa que devemos confiar nas pessoas, observando, no entanto, as nossas limitações.
 A famosa Universidade Harvard nos EUA fez uma intensa pesquisa sobre o tema, e o resultado foi surpreendente: “O fator que mais influi no nível de saúde das pessoas não é a riqueza, a genética, a rotina nem a alimentação. São os amigos”. (Revista Super Interessante, de fevereiro de 2011). O ilustre filósofo grego Aristóteles, que nasceu em 384 a.C, proferiu o seguinte sobre o tema: Sem amizade não há sociedade que se sustente. Amizade, portanto, é a negação do individualismo, do egoísmo, da ganância, do preconceito. Ser amigo e ter amigo fazem bem ao coração e a saúde da alma. Afinal, os amigos tornam mais fáceis a superação dos problemas, nos acolhem, nos afastam da solidão, nos fazem rir e nos aconselham, quando necessário.
O verdadeiro amigo nos corrige na fraternidade, quando estamos errados. Quanto nos faz bem partilhar nossas dificuldades, e celebrar as alegrias com eles! Por tudo que foi dito, façamos a nossa parte, agora, e nos cerquemos de amigos. Que cada um cuide muito bem desse presente que Deus te deu, chamado amigo.
DEUS ABENÇOE A TODOS
Jordan Bezerra
Revisão: professora Klítia Cimene
PatosOnLineVia http://saomamede1.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...