segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pense numa RIMA !

Certa vez, numa segunda - feira, dia da feira livre na pequena e pacata cidade de São João do Sabugi/RN, estavam em um boteco vários agricultores, pescadores, garimpeiros, vaqueiros, etc, etc..., e a certa altura, começaram a tirar " RIMAS " uns com outros, uma chamada de pinga alí, outra aqui, uma beiçada maior por um, outra por outro, um preazinho torrado ( Na época podia - se consumir tal iguaria do nordeste), um embú, uma cajarana, e foi quando um deles deu um tema para outro tirar uma rima, e foram logo apostando a despesa ! Não citarei os nomes por hoje já serem ambos falecidos, mas quem é de São João do Sabugi, é sabedor desse fato verídico! A conversa continuou: " Amigo, duvido você tirar uma rima com o tema que estou a lhe dizer : 03  TOMATES NUMA SÓ". E a preciosidade foi feita em cima da bucha.



ME DEITEI NA SUA REDE 
ME COBRÍ COM SEU LENÇOL,
COMÍ A SUA MÃE, E TREPEI COM SUA AVÓ,
NESSA HORA O MUNDO VAI E TOMBA,
O SEU C_ NA MINHA POMBA, 03 TOMATES NUMA SÓ!

E foi a saraivada de aplausos, assobios, risos e risadas, e o constrangimento do desafiador, que pagou tudo e foi -se embora!

Lembrei dessa passagem hoje, ao ver na Banca de verduras do Chico, uma tomate com essas características, na qual a fotografei e mostro - a aqui !






* Rima é uma homofonia externa, em um sentido antigo, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem. No entanto, a rima pode ser classificada segundo sua Posição no Verso, sua Posição na Estrofe, a sua Sonoridade, a Tonicidade e ainda o seu Valor, podendo-se rimar, pouco usualmente, consoantes, e, na tradição de língua inglesa, sílabas átonas. Ou seja, o uso e o conceito usual de rima pode variar de uma língua para outra. Existem ainda outras possibilidades de rima usadas ao longo da história, mas somente estudadas a partir do século XX.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...