quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Tema Astrônomo Amador

Terra está a fugir do Sol


Tudo no espaço se move. Umas vezes estão mais perto, e outras vezes estão mais longe.
Devido à gravidade, tudo deveria estar a cair para o centro de massa (por exemplo, a Lua cair para a Terra, a Terra para o Sol, etc).
No entanto, devido às forças de maré, vários objetos são de facto empurrados e distanciam-se uns dos outros.

Devido a isso, a Lua está a afastar-se da Terra cerca de 3.8 cm por ano.
Outra coisa que está a acontecer é que devido à força gravitacional da Lua, a Terra está a rodar cada vez mais devagar. No passado, um dia tinha menos que 24 horas. No futuro, o dia terá mais de 24 horas. A cada 100 anos, o dia fica mais longo cerca de 2 milésimos de segundo. (imaginem o que daqui por 100 anos se vai poder fazer num dia! Em 2 milésimos de segundo… vai-se poder escrever um livro! :) ) Claro que estas diferenças são mínimas, mas se pensarem em termos de milhares de milhões de anos, já se vê algumas diferenças substanciais.
Descansem que a Lua não se irá embora. Antes disso, a Terra irá desaparecer ;)

O mesmo processo de forças de maré faz o Sol empurrar a Terra todos os anos. Num ano, a Terra por vezes está mais longe e outras mais perto. Isso é normal e faz parte da órbita. No entanto, ao longo dos milénios a Terra tem sido empurrada cerca de 15 cm por ano. Novamente, descansem que isto é uma distância mínima, que nem afeta o clima nem fará com que a Terra se “vá embora” pelo sistema solar (antes disso, o Sol irá “morrer”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...