sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sabugienses pelo mundo afora !


 
Quem visitou São João do Sabugi no último domingo foi a pioneira das artes cênicas em nosso lugar, a sabugiense Anita Brito, logo após completar noventa anos de idade. Entre os anos 1940 e 1950, Anita foi uma agitadora cultural por aqui, organizando shows e dramas teatrais, alguns deles apresentados na Casa Paroquial, outros no Vapor Velho.
Estudou o Curso Normal, que formava professoras, e também freqüentou a Escola Doméstica, na capital do Estado. Depois, desenvolveu trabalho voluntário em Sanja, dividindo com os outros o que sabia, em atividades que desenvolvia – muitas delas – em prol da Capela de São João Batista.
Além da dramaturgia, ainda dominava conhecimentos musicais e artesanais. Atualmente, reside em Natal. Foi uma grande honra conhecê-la. No retorno a São João, deixou-se fotografar em dois importantes lugares de memória de nossa urbe, a Igreja Matriz de São João Batista e a sede da Filarmônica Honório Maciel.
As fotos coloridas foram gentilmente cedidas por Eufrosina Dantas, sobrinha de Anita Brito. A fotografia em preto-e-branco é do acervo de Irian Medeiros Alencar, estando Anita Brito ao centro, com a sanfona.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...