terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

POETA POPULAR



Fabião das Queimadas

 
"Essa minha rabequinha
É meus pés e minhas mãos
É meu roçado meu mio
Minha pranta de feijão
Minha criação de gado
Minha safra de algodão."
 
<<<<<     >>>>>
 
"Quando ouvirem falá
Que Fabião véio morreu, 
Todos pode acreditá
Que a semente se perdeu: 
De muitos fio que tive 
Nenhum saiu que nem eu".


<<<<<     >>>>>
 

Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha, poeta popular, romancista e tocador de rabeca nasceu na fazenda Queimadas,  na época pertencente ao município de Santa Cruz, e hoje município de Lagoa de Velhos ((RN),  no ano de 1848.
Negro, filho de escravo pertenceu ao fazendeiro José Ferreira de Souza.
A custa de muito trabalho, e guardando o pouco dinheiro que ganhava conseguiu recursos no valor de 1.300 réis para a compra de sua alforria, da sua genitora e de uma sobrinha de nome Joaquina Ferreira da Silva.
Por sua liberdade pagou Rs.: 800$000, Rs.: 100$000 por sua mãe e Rs.: 400$000 por sua sobrinha, com quem posteriormente se casou.
Era presença constante em festas e vaquejadas do agreste do estado do Rio Grande do Norte.
Fabião das Queimadas faleceu na sua propriedade de nome Riacho Fundo, município de Barcelona (RN), no ano de 1928.
Fonte B. Viegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...