REI DA CASTANHA
João Marcos de Lucena (João de Louro, filho de Louro de Marcos Miguel) saiu de São João do Sabugi para Natal aos 15 anos de idade, quando começou a vender castanhas de caju torradas em bancos e repartições públicas. Um ano depois, botou para funcionar sua primeira loja especializada no produto, à Rua Felipe Camarão, e logo em seguida abriu outra loja, na Rua Apodi, ambas na capital potiguar.
Com o sucesso do empreendimento, João de Louro levou a família para Natal e abriu uma casa de produtos típicos nordestinos e frutos do mar no Mercado de Petrópolis, em Natal, no ano de 1985. Na década de 1990, o chamado “Rei da Castanha” iniciou o seu primeiro serviço de disk-entrega, despachando a domicílio suas já conhecidas castanhas, mais doces, licores e produtos regionais. Esse tipo de comercialização do produto que é o carro-chefe do seu negócio continua hoje através do sitecasadonordestenatal.com.br, que mensalmente promove cerca de 1500 entregas dos mais diversos produtos pelo Brasil afora.
Desde 1998, o comércio expandiu-se através de lojas itinerantes, com três caminhões que percorrem rotas diferentes pelo país, oferecendo 400 tipos de produtos em feiras empresariais e outros eventos.
João Marcos adquire a castanha potiguar produzida por 130 famílias do município de Serra do Mel, vendendo por mês 20 toneladas dela, em 13 tipos, desde aquelas simplesmente torradas até as acrescidas de chocolate, rapadura, caramelo e gergelim.
Aos turistas que visitam sua principal loja de Natal, no Mercado de Ponta Negra, o empresário oferece o serviço que remete cestas de produtos para qualquer lugar do Brasil, através de parceria com a empresa de viagens aéreas TAM. Possuindo cinco lojas em Natal, duas em João Pessoa – PB e uma Maceió – AL, cada uma delas com sua própria linha de produção, João Marcos de Lucena ainda coordena uma indústria localizada na BR-101, de onde provêm os seus produtos embalados ou prontos para serem empacotados nas lojas.
Além do próprio Mercado de Ponta Negra, que é propriedade do empresário sabugiense, João de Louro também possui dois shoppings de artesanato espalhados pelo bairro de Ponta Negra e prepara-se para investir num espaço do tipo no complexo religioso de Santa Cruz – RN.
João Marcos de Lucena, o “Rei da Castanha”, é exemplo de empreendedor, de gente que vence por seu próprio esforço, orgulho do povo sabugiense!
Os números e as informações foram pinçadas da reportagem “A castanha tem um rei”, escrita por Henrique Arruda e publicada no Novo Jornal, Natal – RN, em edição de 09 de dezembro de 2012.
(Foto: Argemiro Lima)
Escrito por Quintino Medeiros Sabugylândia 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário