Foi encontrado com vida, no último sábado, o brasileiro Claudinei Monteiro, 27, que estava desaparecido desde a quinta-feira (10).
Segundo informações da imprensa peruana, Claudinei foi encontrado em uma fenda de 300 metros de profundidade na montanha Churup, no parque nacional de Huascarán, na província peruana de Huaraz.
Entretanto não há informação em que altura foi encontrado o brasileiro, ou se estava preso, ou usando equipamento de alpinismo.
Ainda segundo a imprensa, Claudinei apresentava lesões pelo corpo, e foi levado para um hospital de Huaraz.
O Itamaraty confirmou a informação sobre o resgate e afirmou que a família está sendo contatada.
No Facebook, o turista de Guarulhos (Grande São Paulo) contou que escorregou quando já estava escuro e que não conseguiu sair sozinho.
"Fui apreciar umas geleiras e quando era hora de voltar já havia escurecido. Resumindo, escorreguei em um lugar onde não havia como sair. Não sofri nenhum dano", escreveu Monteiro.
"Eu tinha esperança de sair de lá pois havia uma estrada bem longe onde passavam pessoas. Dormi duas noites molhado, e [com] muito frio. Tinha um pouco de alimento e água. Isso me ajudou."
Na quarta-feira, Monteiro disse que começaria a "desbravar as montanhas geladas" de Huaraz no dia seguinte -data em que o Itamaraty foi comunicado do sumiço.
Na véspera do Natal, o turista postou o trajeto de um mês de viagem: de São Paulo para Mato Grosso, Rondônia, Acre, Peru e depois Equador.
OUTRO DESAPARECIDO
Um outro brasileiro, o brasiliense Artur Pachoali, 19, segue desaparecido no Peru desde o dia 21 de dezembro.
O estudante de artes cênicas da UnB (Universidade de Brasília) estava fora do Brasil há três meses, vivendo e trabalhando em cidades do Peru.
Por volta das 16h do dia 21 de dezembro, o universitário disse ao gerente do restaurante onde estava trabalhando que iria sair para tirar fotos da cidade.
"Todo mundo falou para ele não ir, porque era perigoso. A região é montanhosa e o solo estava úmido no dia", contou Felipe Paschoali, 27, irmão do desaparecido.
A cidade, que tem mais de 50 trilhas em montanhas e matas, é um dos pontos turísticos na região de Machu Picchu.
A família do estudante está oferecendo uma recompensa em dinheiro para quem tenha informações sobre o jovem.
Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário