" Ai São João/ eu não me esqueço de Ti/ já não suporto a saudade / de São João do Sabugi "
Trecho da linda música junina composta por Zé Domingos
Fotografias meramente ilustrativas
O Tradicional "São João" que a gente conhecia , aos poucos vai deixando de existir, o colorido nas ruas, casas e comércios já não são mais vistos, além da tradicionalíssima fogueira junina, essa sim, é a que menos vemos. Ainda restam os fogos, que aos poucos vão perdendo seu espaço por causa da pertubação do sossego, e aí se vão mil e um motivos para o esquecimento do nosso amado São joão.
Há algum tempo atrás, nem muito faz, a chegada das festas juninas era comemorada com muitos casamentos na cidade, muita comida tipicamente junina, muito forró, marcado pelo puxado da sanfona e o batuque do pandeiro e do triângulo e, bandas ou conjuntos musicais de renomes, vinham para cá, e traziam multidões a nossa cidade, nem isso vemos mais, poucos são os grupos regionais animando nossas festas, saudades do mercado público, onde a turma concluinte e o Sabugi Clube, é quem organizavam, do fabuloso BAMBELÔ 747, do LADEIRÃO, hoje quem organiza é o poder, e pense num poder poderoso ..., é tanto, que está levando a extinção o São João em São João.
Há 8 anos atrás, foi promovido, durante os 4 anos seguidos, o maior São João já visto no sertão. O nome da nossa cidade foi estampada em páginas de jornais, revistas de todo o nordeste, quiçá do Brasil !, na noite do dia 21, sempre, logo após o Belíssimo Desfile " RAINHA DA FESTA " organizado pelo talentoso Professor Quintino, era uma verdadeira multidão lotando a praça, com alguma banda que cativava o povo a permanecer na praça, mas agora, meu Deus, temos que pedir desculpas a quem convidamos para vir participar da nossa festa maior, pois está sendo uma verdadeira DECEPÇÃO o que estamos presenciando nos festejos desse ano! É interdição, é desmoronamento, é bombeiro vindo, é bombeiro vindo de novo, e a cantiga da pirua sendo ouvida pelos 4 cantos da cidade: é de pior a pior, tá tão ruim, que nem " AQUELES " que vinham se mostrar todo ano na festa da cidade, vieram não esse ano. Mas enfim... a culpa é de quem!!? a alegria do São joão precisa ser aquecida, pois uma festa tipicamente Nordestina, não pode ficar do modo que estão fazendo a gente engolir, principalmente aqui, que o nome da cidade é São João.
Ouviu - se ao longe, gritos de " INCOMPETÊNCIA SUA " vindos do alto escalão, direcionadas a um dos " Secretários que pensam serem os donos do mundo ", o Secretário Geral, ou seria 1º Ministro!!!?Justamente " AQUELE ", que não cumpre com a PALAVRA, coisa de CABRA RUIM, em todos os sentidos. Achamos que a incompetência vem de todos os que estão no comando. O poder, a ganancia, a ambição do: " eu quero mais para mim ", acabou com todo o brilho da festa, acabou com a parte social do nosso São João em São João! Mas não vê - em o lado do povo..., " ora, o povo que se RÉI pra lá ! " . Foi trazido até pessoas de fora, que nada conhecem da área da fotografia para fotografar a festa, na tentativa absurda de atrapalhar os filhos da terra, que aqui moram, convivem, compra no comércio, cumprindo todos os deveres que o cidadão sabugiense deve cumprir. Sei não, é assim que convivemos em São João, mas que um dia, a CAÇA pode virador o CAÇADOR .
Resta - nos parabenizar a Paróquia de São João Batista, essa sim, mostrou, mostra e está mostrando uma verdadeira Festa de Padroeiro, pois a parte RELIGIOSA está um verdadeiro diamante, ou seja, com brilho, com júbilo, uma verdadeira festa que o Sabugiense deseja ver, e participar.
São João Batista rogai por nós
Tá inspirado hoje, em Pacheco, parece até crônicas do correio carioca aqui do Rio !
ResponderExcluirMas se está assim como você descreveu, sei não, será que o povo vai deixar isso continuar no ano que vem, ou vai haver mudanças?
Um abraço a todos de São João.
Carlos Morais.