A origem do sertanejo
O povo sertanejo teve a sua origem no sertão do Brasil e descende da mistura do branco com o índio. Numa região humilde, seca e marcada pela escassez de alimentos, foram se desenvolvendo tipos populares como o cangaceiro, o beato, o jagunço, a rendeira, a mocinha inocente, entre outros.
Devido às dificuldades enfrentadas, o povo sertanejo se tornou muito religioso ao longo do tempo e demonstrou devoção ao Padre Cícero. Os hábitos e costumes das pessoas que viviam no sertão serviram de inspiração para livros, como foi o caso da obra ‘Os Sertões’, de Euclides Cunha. No livro há um intenso trabalho de pesquisa sobre a psicologia do sertanejo, além da abordagem sobre a luta diária pela sobrevivência.
Quem é o verdadeiro sertanejo?
O sertanejo é um homem que enfrenta os desafios de viver na caatinga, uma região com poucas chuvas, muitos cactos, árvores retorcidas e lagos mortos. Ele tem a pele ressecada e enrugada por causa do sol, da poeira e da seca que afeta seu habitat várias vezes ao ano.
A figura do sertanejo também esteve presente em outras regiões do país e adquiriu novas características durante o êxodo rural . Ao abandonar o campo e se deslocar para as grandes cidades, o homem rural passou a ser encarado como rude, inculto e sem disposição para o agito da vida moderna. Esta nova concepção do sertanejo serviu de inspiração para muitos personagens e livros e filmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário