segunda-feira, 26 de março de 2012

Partida

Lica
* 1933 +2012


Nos 70 anos de Catequese da Diocese de Caicó
Com Pe. Janilson Alves de Oliveira
Com catequistas de Caicó RN - Ir. Maria de Jesus e Cláudia Queirós
Com Pe. Everaldo Lucena
Com Monsenhor Antenor
Com o prefeito Bibi Costa e o Bispo Dom Manoel Delson
Com Monsenhor Tércio

Partiu hoje para a Casa do Pai, a catequista Maria Francisca de Jesus - "Lica de Jesus", também conhecida como Lica Mateus, que atualmente residia em Parnamirim, próximo a Natal; na casa de uma sobrinha. Solteira, Lica tinha uma filha adotiva - Eva Neide - que há décadas reside no Estado de São Paulo e nunca mais retornou a São João do Sabugi, RN.
Lica contava com 79 anos, recém completados neste mês de março. Seu sepultamento será em São João do Sabugi, mas ainda não houve divulgação de horário. É provável que seja realizado somente amanhã, visto que, o corpo ainda irá ser transportado de Parnamirim à São João.
Neste ano de 2012, Lica completou 70 anos de catequista, tendo iniciado com 9 anos de idade, auxiliando a catequista Dudu Fernandes. Em Parnamirim, mesmo com saúde debilitada, transmitia lições do catecismo a sua sobrinha-neta, e comentava com os que a visitavam, que seu maior desejo era reunir crianças naquela cidade para catequizar. Vale destacar que no ano de 2009, ela foi homenageada pela Diocese de Caicó; em evento que reuniu catequistas do Seridó. Na ocasião, ela foi homenageada pelos 67 anos de catequista.
Lica faz parte da história de São João do Sabugi, marcando as páginas do Catecismo, da Cruzada Eucarística, do Prejovem, dos anjos de maio e principalmente, dos cânticos de todos os dias. A voz de Lica era inconfundível e impossível de não ser notada, em qualquer cântico; sendo elogiada por maestros e sacerdotes. Ela também dedicou anos de sua vida, aos cuidados com a Casa Paroquial de São João do Sabugi e participava de associações religiosas como Legião de Maria e Apostolado da Oração.
Lica fica eternizada nas músicas mais tradicionais, que são cantadas na Igreja Matriz de São João Batista; em especial nos cânticos de maio - cantados em latim - sobretudo no seu cântico preferido: "Ave Maristella".
Que ela siga em paz. O céu, certamente, está em festa.


Anna Jailma - jornalista e blogueiraFotos - arquivo da Paróquia de São João Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...