segunda-feira, 30 de maio de 2011

Esse é O CARA - sobre "kit gay"



Importante pronunciamento do Senador Magno Malta sobre a distribuição do kit anti-homofobia nas escolas. Esse é O CARA.
Pelo que entendi, o polêmico kit anti-homofobia (popularmente chamado de kit gay) é um conjunto de materiais informativos, de cunho anti-homofóbico, projetado pelo Ministério da Educação para ser distribuído em escolas do ensino médio, em que fossem registrados casos de homofobia, a alunos a partir de 11 anos, conforme informações do Jornal O Globo. O material não seria obrigatório.
Assisti a três dos vídeos que fariam parte do kit e não vi nada neles que combatesse a homofobia. Ou que fosse assistido por alguma criança de 11 anos e fosse modificar sua visão a respeito dos homossexuais.
Minha opinião é que as famílias deveriam ter sido consultadas, a sociedade como um todo deveria ter sido consultada, antes de ser formulado um material desse tipo.
Na minha opinião, já nas escolas deveria haver uma disciplina para orientar e conscientizar os alunos sobre a vida em sociedade, sobre respeito mútuo, sobre ética, civismo, política, do modo mais democrático, claro, sem hipocrisias e respeitoso possível.
Numa visão ainda mais idealista e sonhadora, as pessoas deveriam ser ensinadas a viver em família, ter orientações claras sobre casamento, trabalho, vida sexual, etc.
As funções da família, do pai, da mãe, tudo isto deveria ser esclarecido em algum tipo de instituição sem ser religiosa, sem avaliação, sem estar sujeito a notas.
As próprias escolas deveriam promover debates, encontros, pelo menos uma vez por mês sobre variados assuntos desta tão complexa vida em sociedade. Com um amplo espaço para discussão e participação dos alunos. Ficar menos enclausurada no esquema aula-disciplina-avaliação.
Hoje, quem nos prepara para viver em família, viver em grupo e sociedade? Para exercitar o respeito, os valores éticos?
Como diz Malta, não se pode criar um império "onde a minoria pode tudo e a maioria não pode nada!". Vejam o vídeo e certamente vão entender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...