O projeto conterá diversas expressões da cultura potiguar, como dança, poesia, música e literatura, artes visuais e cênicas, além de mostras e seminários envolvendo a academia. “A ministra foi muito receptiva aos nossos pleitos”, adiantou a governadora Rosalba Ciarlini, que foi apresentada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, como a grande construtora da cultura Mossoroense.
Na primeira visita como governadora, Rosalba disse querer apoio do Ministério para os novos projetos e manutenção dos já firmados. A ministra Ana de Holanda afirmou que irá acompanhar todos os projetos de perto, acatando pedido da governadora para que ela ajude ao Estado a captar recursos junto à Petrobras.
A governadora pediu, ainda, que o Ministério reveja os nove projetos que foram cancelados pela Fundação José Augusto (FJA) no governo anterior, entre eles, Agentes de Leitura, para a contratação de 500 alunos do ensino médio que estimulariam a leitura de pessoas inscritas no Bolsa Família. O Governo do Estado, que já havia feito a contrapartida, devolveu mais de R$ 3 milhões. Outro projeto nas mesmas condições é o Carreta Palco, que recebeu, inclusive, emenda da deputada Fátima Bezerra.
A ministra se surpreendeu ao saber que o Governo do RN devolveu dinheiro, reconhecendo as dificuldades para se conseguir liberação desse porte, e se comprometeu a analisar os projetos. Só de emendas para a cultura potiguar existem alocados no Orçamento Geral da União (OGU) R$ 7,2 milhões. Emendas de autoria da então senadora Rosalba Ciarlini e dos deputados Sandra Rosado e Rogério Marinho. Haverá um esforço para que esses recursos sejam liberados. A Secretária Extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado, também vai recorrer à Lei Rouanet de incentivo à cultura, através da renuncia fiscal.
MEU GRANDE GURÚ MUSICAL> SAUDADES ETERNAS, MESTRE FILIPIN.
ResponderExcluir