Monsenhor Valdir Cândido de Morais, da arquidiocese de Natal (RN), é o novo reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Sua nomeação foi anunciada hoje (16), pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Ele assumirá o lugar do padre José Otácio Oliveira Guedes, da arquidiocese de Niterói (RJ), que estava no cargo desde junho de 2020. Morais assumirá seu mandato de três anos em julho próximo.
O Pontifício Colégio Pio Brasileiro (PCPB) foi criado em 3 de abril de 1934 e dirigido inicialmente por padres jesuítas. A primeira turma tinha 34 padres e alguns seminaristas que vieram do Pontifício Colégio Pio Latino-americano. O Colégio Pio Brasileiro é um local destinado à formação permanente de sacerdotes diocesanos do Brasil e de outros países. Além de acolher padres e religiosos que vêm a Roma para cursar pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Neste ano, o Colégio completou 90 anos e segundo o site do PCPB, foram mais de dois mil estudantes formados no local. Alguns se tornaram bispos e até cardeais, como o quarto arcebispo de São Paulo, cardeal Agnelo Rossi, o arcebispo emérito de Belo Horizonte, cardeal Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Salvador (BA), cardeal Geraldo Majella Agnelo, o atual arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, o atual prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica na Santa Sé, cardeal João Braz de Aviz, atual arcebispo emérito de Aparecida (SP) e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para América Latina, na Santa Sé, cardeal Raymundo Damasceno de Assis e o atual arcebispo de Salvador, cardeal Sérgio da Rocha.
https://www.acidigital.com/noticia/57867/padre-de-natal-e-o-novo-reitor-do-pontificio-colegio-pio-brasileiro-de-roma