sábado, 30 de outubro de 2021
Bom fim de semana a todos com essa importante lembrança.
Biblioteca De Metais Do Equador: Cápsula Do Tempo Dos Antigos Astronautas Com Instruções Detalhadas Para A Humanidade?
Guerra Secreta Subterrânea Atinge sua Contagem Regressiva Final
SENHORA DE BIETIKOW: O ESQUELETO CUJOS DENTES CHOCARAM OS CIENTISTAS
Os restos mortais, que foram encontrados em 2020, pertenciam a uma mulher alemã que viveu durante o mesmo período que Ötzi, o famoso Homem de Gelo
ISABELA BARREIROS
Com a descoberta de um esqueleto na Alemanha no último ano de 2020, cientistas passaram a analisar os restos mortais de uma mulher que viveu há pelo menos 5 mil anos, durante o mesmo período que Ötzi, o famoso Homem de Gelo. As pesquisas revelaram, após alguns meses, a dieta do indivíduo a partir do exame de seus dentes.
Segundo a antropóloga Bettina Jungklaus, a análise realizada na arcada dentária demonstrou que os dentes da mulher estavam extremamente gastos. Ela disse que “normalmente existe esmalte na superfície dos dentes, mas aqui está muito gasto, mastigado”.
“Isso nos permite tirar conclusões sobre sua dieta: provavelmente era muito rica em fibras, muito dura. Existem certos grãos que fazem com que os dentes se desgastem facilmente”, explicou a pesquisadora.
Embora não tenha se encontrado muito da mulher, apenas alguns ossos e fragmentos de roupa, ainda foi possível descobrir informações importantes sobre ela. Apelidada de ‘Senhora de Bietikow’, morreu entre os seus 30 e 45 anos há mais de 5 mil anos, durante o Neolítico.
O esqueleto foi enterrado agachado, o que era uma forma comum de sepultamento na região. Naquele período, os humanos também estavam começando a comer grãos, como foi possível verificar na dentição da mulher, mas isso acabou piorando a saúde das pessoas.
Agora, falta saber se essa condição nos dentes da Senhora de Bietikow foi a principal causa de sua morte, levando a uma infecção dentária fatal, ou se ainda era uma doença com a qual ela tinha que viver.
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
NASA detecta fortíssima erupção solar que pode atingir a Terra nos próximos dias (FOTO, VÍDEO)
A NASA informou que nesta quinta-feira (28) o seu observatório Solar Dynamics (SDO, na sigla em inglês) detectou uma grande erupção solar, a tempestade mais forte do atual ciclo meteorológico da nossa estrela.
No Sol foi registrada uma erupção solar da classe X1, ou seja, a categoria mais potente de erupções solares, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo Espacial dos EUA (SWPC), que monitora eventos meteorológicos espaciais, escreve portal Space.
O observatório da NASA denominou o evento de "erupção solar significativa", acrescentando que conseguiu registrá-la em vídeo em tempo real.
De acordo com o portal SpaceWeather, uma ejeção de massa coronal – uma enorme erupção de partículas carregadas – poderia chegar à Terra no sábado (30) ou domingo (31), dias em que se celebra o Halloween.
As erupções maciças de radiação do Sol lançam partículas carregadas para fora da estrela. As erupções são classificadas em um sistema em que a classe C corresponde às relativamente fracas, a classe M às moderadas e a classe X às mais fortes.
https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2021102918172384-nasa-detecta-fortissima-erupcao-solar-que-pode-atingir-terra-nos-proximos-dias-foto-video/
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
História da mumificação deve ser reescrita? Cientistas fazem descoberta surpreendente
Até agora a comunidade científica acreditava que técnicas avançadas como o uso de faixas de linho excepcionalmente finas e resina de alta qualidade não eram usadas antes de cerca de 1000 a.C.
A mumificação egípcia já era avançada há mais de 4.000 anos, revelaram cientistas citados no domingo (24) pelo portal The Guardian.
Em 2019 foi encontrado o corpo mumificado de Khuwy, um nobre do antigo Egito que viveu há cerca de 4.300 anos, cuja múmia é também uma das mais antigas já descobertas.
A múmia é mais velha do que pensávamos: um novo achado reescreve os livros de história
No entanto, o cadáver foi encontrado com uma faixa de linho excepcionalmente fina e resina de alta qualidade, materiais mais sofisticados que se pensava serem usados apenas 1.000 anos depois.
"Até agora, pensávamos que a mumificação do Império Antigo [entre séculos XXVII e XXII a.C.] era relativamente simples, com dessecação básica, nem sempre bem-sucedida, sem remoção do cérebro, e apenas ocasionalmente com remoção dos órgãos internos", explica Salima Ikram, diretora de Egiptologia da Universidade Americana no Cairo, Egito.
"Na verdade, era dada mais atenção à aparência exterior do falecido do que ao interior. Além disso, o uso de resinas é muito mais limitado nas múmias do Império Antigo registradas até agora. Esta múmia está inundada de resinas e tecidos e dá uma impressão completamente diferente de mumificação", indicou ela.
A descoberta será publicitada durante o quarto episódio da série documental "Tesouros Perdidos do Egito" ("Lost Treasures of Egypt" em inglês), o qual estreará em 28 de novembro na emissora National Geographic.
"Se esta é realmente uma múmia do Império Antigo, todos os livros sobre mumificação e a história do Império Antigo precisarão ser revisados", comentou Ikram.
"Isso viraria completamente ao contrário nossa compreensão da evolução da mumificação. Os materiais utilizados, suas origens e as rotas comerciais associadas a eles terão um impacto drástico na nossa compreensão do Império Antigo do Egito."
https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2021102418157760-historia-da-mumificacao-deve-ser-reescrita-cientistas-fazem-descoberta-surpreendente/
O naufrágio das "2 naves extraterrestres" foi descoberto por um pesquisador em Marte
NASA Curiosity (2014-2-16): aqui |
As dimensões do misterioso objeto são 2,5 (8,2 pés) por 3 metros (9,8 pés), então o ufologista sugeriu que vários passageiros poderiam facilmente entrar nele.
Ele acredita que os antigos marcianos eram pequenos, então ele sugeriu que o navio poderia acomodar várias dezenas de passageiros.
NASA Curiosity (2015-8-23): aqui |
O pesquisador lamentou que existam apenas duas imagens desta área, mas realmente espera encontrar ainda mais - de diferentes ângulos da misteriosa estrutura.
Vários bilhões de anos atrás, quando os planetas e o sistema solar foram formados, os cientistas acreditam que Marte era muito semelhante à Terra, com uma atmosfera substancial e uma superfície parcialmente coberta por água.
Golpe de Estado no Sudão: premiê em prisão domiciliar, vários funcionários detidos por militares
Na madrugada desta segunda-feira (25), forças militares não identificadas invadiram a casa do primeiro-ministro do Sudão Abdalla Hamdok, que está agora em prisão domiciliar, de acordo com portal Arab News.
Além disso, quatro ministros do país africano e um representante civil do Conselho Soberano também foram presos, informa o portal, citando informações do canal de TV Al-Hadath.
Segundo relatos, um assessor do primeiro-ministro foi detido depois que as forças militares invadiram sua casa.
Por sua vez, a Associação de Profissionais do Sudão (SPA, na sigla em inglês), uma coalizão de sindicatos que se opõe aos militares do país, apelou às pessoas para que saiam às ruas e resistam ao golpe militar.
Em um comunicado emitido hoje (25), a SPA informou que estava exortando as pessoas para ocuparem as ruas e declararem "estado de resistência e desobediência civil".
Atualizações – informações de golpe militar no Sudão: Altos funcionários do governo detidos, premiê Hamdok está em prisão domiciliar. General Burhan deve anunciar o estado de emergência. Falhas de conexão da Internet em Cartum. Manifestantes bloqueiam estradas de Cartum para protestar contra prisões.
No domingo (24), a polícia de Cartum, capital do país, usou gás lacrimogêneo contra manifestantes que exigiam a transferência de poder dos militares para um governo civil, informou um jornalista da Sputnik.
Na quinta-feira (21) vários milhares de manifestantes realizaram protestos nas principais cidades do Sudão gritando "Entrega o poder, Burhan" dirigindo-se ao chefe do Conselho, general Abdel Fattah al-Burhan.
O mandato de transição do Conselho Soberano do Sudão , composto por 11 membros, expira no próximo mês. Depois disso, o conselho militar deverá entregar o poder ao governo civil.
Em abril de 2019 ocorreu um golpe de Estado militar no país, desencadeado por protestos populares em massa que começaram em meio a uma profunda crise econômica e ao declínio dos padrões de vida.
O então presidente Omar al-Bashir, que governou a nação africana durante 30 anos, foi removido do poder e mais tarde preso. No mesmo ano, o chefe do conselho militar de transição do Sudão, al-Burhan, assumiu o cargo do Conselho de Soberania do país, que prometeu entregar o poder às autoridades civis após um período de transição.
https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2021102518159262-golpe-de-estado-no-sudao-premie-em-prisao-domiciliar-varios-funcionarios-detidos-por-militares/
O ex-rei sumério Etana viajou para o espaço com os deuses em uma nave espacial
A lista suméria antes do dilúvio: "Depois que a realeza desceu do céu, a realeza foi em Eridug. Em Eridug, Alulim tornou-se rei; ele governou por 28.800 anos. Alaljar governou por 36.000 anos. Dois reis; eles governaram por 64.800 anos. Então Eridug caiu e a realeza foi levada para Bad-Tibira. Após o Dilúvio, a realeza desceu novamente do céu. Nessa época, Kish se tornou o lugar da realeza. "
Os Igigi, os Deuses da Criação, criaram uma cidade, lançaram as bases para ela e chamaram-na de Kish. Mas o povo estava sem rei, então as portas estavam fechadas para o mundo. Ishtar buscou um rei na terra, e Inninnah buscou um rei na terra, e Ellil buscou um rei na terra, e encontraram um pastor Etana, e o trouxeram para a cidade. Eles construíram sua plataforma, deram-lhe seu cetro e o fizeram rei sobre toda a terra.
Fragmento da Epopéia de Etana, Akkad, Mesopotâmia, Primeira Dinastia da Babilônia, c. 1895-1595 AC 3100 a.C., argila - Biblioteca e Museu Morgan - Cidade de Nova York |
Na tradição suméria, Etana é o primeiro rei a governar a cidade suméria de Kish. Etana é retratado como o governante escolhido pelos deuses que reinaram no início do terceiro milênio AEC. Os deuses o dotaram com o poder e a autoridade para estabelecer o governo e a ordem na Terra entre as pessoas.
Na tábua de argila acadiana encontrada em Nínive (a cidade assíria na Alta Mesopotâmia, hoje no atual Iraque) na biblioteca de Assurbanipal (datada de 1900 a 1600 aC), uma lenda do rei Etana está escrita em cuneiforme. De acordo com o texto, Etana, o décimo terceiro rei da primeira dinastia Kish, tentou fazer uma águia voar para os céus para encontrar o deus do céu Anu a fim de encontrar uma planta mágica para curar a infertilidade de sua esposa, permitindo que Etana se tornasse um pai. Diz-se que ele governou por 1.560 anos (ou 635) antes de ser substituído por seu filho Balih, que governou por 400 anos.
Rei Sumério de Ur entronizado, com assistentes. Padrão de Ur, (cerca de 2600 aC) (Michel Wal / CC BY-SA 3.0) |
"Meu amigo… este Deus….
Atravessamos os portões de Anu, Enlil e Ea,
Passamos pelos Geates de Sin, Shamash, Adad e Ishtar,
Nós nos curvamos juntos, você e eu,
Eu vi uma casa com janelas, não havia lacre
Mim…. E entrou.
Uma jovem notável estava sentada lá,
Ela era imponente ... bonita em feições.
Um trono foi estabelecido, o solo foi pisado,
Sob o trono [] os leões estavam agachados,
Quando entrei, os leões pularam em cima de mim.
Acordei e comecei a tremer [] ".
A águia disse a ele, Etana:
"Meu amigo, o [] é óbvio,
Venha, deixe-me levá-lo para o céu
Coloque seu peito contra meu peito,
Coloque suas mãos contra as penas de minhas asas,
Ponha os braços nas laterais do meu corpo ”.
Ele colocou seu peito contra seu peito,
Ele colocou as mãos contra as penas de suas asas,
Ele colocou os braços ao lado do corpo,
Grande, de fato, era o fardo que pesava sobre ele.
Quando ele levantou uma légua. "
A águia disse a ele, Etana:
"Olha, meu amigo, como está a terra agora
Examine o mar, olhe seus limites
A terra são colinas ...
O mar virou riacho ”.
Quando ele o ergueu um segundo quilômetro,
A águia disse a ele, disse a Etana:
"Olha, meu amigo, como está a terra agora!
O terreno é uma colina ".
Quando ele levantou a terceira liga,
A águia disse a ele, disse a Etana:
"Olha, meu amigo, como está a terra agora!"
“O mar tornou-se um fosso de jardineiro”.
Depois que eles ascenderam ao céu de Anu,
Eles passaram pelos portões de Anu, Enlil e Ea,
A águia e Etana prestaram homenagem juntos, na porta do pecado
A águia e Etana se curvaram juntos "
O historiador italiano Alberto Fenoglio descreveu bem a história de Etana. Segundo ele [Tradução] “O Rei Etana viveu há cerca de 5000 anos, autodenominava-se Deus-Rei e foi levado como convidado de honra dentro de um navio voador em forma de escudo que pousou atrás do Palácio Real, rodeado por um redemoinho de chamas. Desse navio voador emergiram homens altos, louros, de pele escura, vestidos de branco, que afirmavam ser bonitos como deuses. Eles convidaram o rei Etana para acompanhá-los, os conselheiros do rei Etana tentaram dissuadir o rei de entrar no objeto voador. "
O Rei Etana voou para a Lua, Marte e Vênus com a nave e estava desaparecido há duas semanas. Quando sua realeza estava pronta para ser substituída por um novo rei, ele retornou ao seu reino com um dos homens loiros que permaneceram com o rei.
O mito de Etana. Impressão da época do Império Acádico. |
Hoje em dia, a história do Rei Etana tem atraído muita atenção pelo seu valor histórico e cultural. Curiosamente, as lendas de um homem voando no céu nas costas de uma águia podem ser encontradas no mito grego de Ganimedes, bem como na história de Alexandre, o Grande, sendo carregado no céu por águias. O nome Etana ainda é amplamente usado entre nossos contemporâneos.
Há uma diferença particular entre a última versão da Babilônia (700 aC) e suas versões anteriores. Na escrita cuneiforme, existem dois símbolos usados como prefixos de nomes, um denotando um mortal e o outro denotando uma divindade. Nas versões anteriores da lenda, Etana é definido como mortal. Foi então substituído pelo prefixo que designa uma divindade.
https://aliensgia.blogspot.com/2021/10/lancien-roi-sumerien-etana-voyage-dans.html