quinta-feira, 18 de julho de 2013

90 anos de Braz Caboclo


Biografia de Braz Antônio de Morais – Braz Caboclo

Por Anna Jailma 


No município de Ipueira, em 10 de julho de 1923, nasceu Braz Antônio de Morais, filho de Antônio Carneiro de Morais e Maria Eulália de Medeiros. Ele próprio destaca “nasci no sítio, que hoje é Ipueira; onde era a bodega de Chico Quinino”. Braz Caboclo, como é conhecido, é o 4º filho de uma família de 08 irmãos.

Na infância, como a maioria das crianças da época, já ajudava o pai nas tarefas que contribuíam para o sustento da família. Em 1932, aos 9 anos, cuidava de porcos e do gado, no Sítio João Pinto, propriedade de Lucas Marcelino. Deste período, Braz lembra sorrindo da valente Sardinha, cadela responsável pela segurança da casa, que enfrentava até raposa, na madrugada.

Na cidade, Braz cresceu vendendo carga d’água nas residências. O olhar de menino passeava pelas ruas...o caminhar até poderia ser lento, mas, era sempre incansável. E o pensamento criava asas, voava longe... até que o suor o fazia parar e enxugar o rosto queimado pelo sol.

Antes da ida ao Exército, Braz também carregava areia e tijolo para as construções. E sobre o serviço militar, ele não pensa duas vezes ao afirmar que foi a melhor época de sua vida. Sonhava em ir a guerra, porque queria conhecer o mundo. O medo não existia. Braz diz com convicção que “quando se é jovem não se pensa em perigo”.

Não foi à guerra, mas, permaneceu no Exército de 1945 a 1946.Em 1946, esteve em Fernando de Noronha, no Segundo Batalhão 16 RI. Desta época, permanecem na memória histórias e músicas que ele canta até hoje; com o olhar distante, talvez buscando a imagem do Navio Tupiara,no mar de Fernando de Noronha, ou do avião Cruzeiro do Sul, cruzando o céu.

Antes de exercer a função de pedreiro, Braz Caboclo foi servente do primo Cordovil. Com o passar dos dias, o conhecimento foi aprimorado e Braz tornou-se referência na região. Em São João do Sabugi, RN, muitas das principais obras, tiveram Braz na construção de tijolo à tijolo: a Praça Antônio Quintino de Araújo, a Maternidade Dr. José de Medeiros Rocha, a Torre do lado Sul da Igreja de São João Batista, o Posto de Saúde – hoje, Unidade Mista de Saúde Dr. Kival Gorgônio, o Cemitério Público São Pedro, o antigo prédio da Escola Estadual Santa Terezinha e a Escola Estadual Senador José Bernardo.

Entre as diversões de Braz são citadas as cantigas de viola, que até hoje gosta de ouvir,e canta, embalando a lida diária do filho Dercílio. Tem preferência por versos bem humorados e vez ou outra,recita alguma poesia popular de poetas que admira.  Já os jogos de futebol – que perdia o passar das horas ouvindo pelo rádio – hoje assiste pela televisão, sendo torcedor do Flamengo.

Dançar sempre foi uma das suas diversões preferidas. Ele cita que dançou muito, principalmente nos forrós dos sítios, em João Pinto e Caiçaras. Mas foi em baile da casa de Zé Tiú, no Sítio Sacramento, que conheceu a moça Francisca Fernandes Medeiros de Morais, com quem casou em 02 de março de 1953, na Capela de São João Batista, aqui em São João do Sabugi, recebendo as bênçãos matrimoniais de Pe. Sinval Laurentino.Do matrimônio, foi construída a família de 11 filhos, 35 netos e 14 bisnetos.

Do alto de seus 90 anos, Braz faz questão de citar “eu fui uma das pessoas que mais trabalhou no mundo”. Com sonhos, lutas, risos, amores, suor e lágrimas, Braz Caboclo é um genuíno sertanejo, “antes de tudo um forte”, como tão bem descreveu o escritor Euclides da Cunha. E por isso, estamos aqui reunidos: para agradecer a Deus pelos seus 90 anos e parabenizá-lo pela sua história de vida.  Feliz Aniversário!

90 anos de Braz Caboclo - Alegria reunida

Com informações a mim passadas por Braz, transmiti aos presentes, fatos marcantes de sua história de vida.

Violeiros de Patos, PB, marcaram a festa com uma das mais ricas expressões da cultura popular: a cantiga de viola

Orion, também com 90 anos, esteve com Braz compartilhando de sua alegria










Nos seus 90 anos, além de ser homenageado com cada abraço recebido, Braz teve sua história de vida contada em biografia e em cantiga de viola, expressão cultural que ele muito admira. Também houve homenagem prestada pelo maestro Totó Medeiros, executando "Parabéns à Você" e "Hino de São João Batista", nosso padroeiro.

90 Anos de Braz Caboclo - Família reunida














Pode-se afirmar que, os 90 anos de Braz Caboclo, foi uma grande comemoração para toda a família. Era visível a alegria de cada reencontro. São momentos como este que proporcionam grandes abraços, muitos risos, choro de alegria, muitas recordações e principalmente, o registro de uma família que se aconchega. Festas assim são marcantes para todos os presentes, de todas as gerações.
 

90 Anos de Braz Caboclo - Detalhes da Decoração

 





Como exímio decorador e organizador de eventos que é, Dercílio Morais organizou a comemoração pelos 90 anos de seu pai, Braz Caboclo, enriquecendo cada detalhe: o bolo homenageando o violeiro - arte admirada por Braz, a mesa com instrumentos de trabalho de pedreiro - ofício desenvolvido por Braz com maestria.
Para o paladar, nada faltou: lá estavam os mil sabores do 'café da tarde' da mesa seridoense, todos em destaque, lembrando a mesa de todos nós no cafezinho tradicional de todas as tardes: filhós, tapioca, bolacha de leite, queijo de manteiga, cequilhos, raivas, bolo grude, bolo de leite, café, sucos e para os que preferem a tenda do fim do alpendre, lindamente ornamentada - licores, cachacinha e petiscos.
Delícia de vida!
 
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Ednaldo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...