Arqueólogos descobriram um antigo túnel de água asteca construído pelo imperador Emperor Moctezuma I no século XV. O túnel estaria ligado ao deus da água e da fertilidade, Tláloc.
Uma parede de um túnel ornamentado com diversas esculturas em pedra e estátuas de grande valor arqueológico teria sido encontrada na cidade de Ecatepec de Morelos, no México, informou o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).
A parede, encontrada em um túnel de quase oito metros de comprimento, possui em torno de 11 imagens esculpidas que estariam vinculadas ao deus Tláloc, da religião asteca. Tláloc representava a chuva, a água e a fertilidade, segundo o tabloide Daily Star.
O trabalho é realizado no local desde 2004, como parte de um projeto de conservação, já que a infraestrutura do local foi construída no século XVII pelos indígenas.
No sítio arqueológico, há materiais de construção do Período Formativo na pré-história das Américas, entre 900 a.C. e 150 d.C., período em que surgiram as primeiras aldeias dependentes da agricultura.
Além disso, os arqueólogos acreditam que o imperador asteca Moctezuma, que teve uma grande contribuição para o Império Asteca, construiu a barragem para impedir a inundação do vale.
Além disso, o imperador realizou reforma social, econômica, política e ações de paz com outras tribos da época, falecendo em 1469.
Via Sputinik
Nenhum comentário:
Postar um comentário