sexta-feira, 12 de agosto de 2016

NOVO PLANETA NO SISTEMA SOLAR ESTÁ A DEIXAR OS CIENTISTAS COMPLETAMENTE BARALHADOS


A cada novo planeta descoberto é impossível não ficar espantado com o pouco que ainda conhecemos do que se passa na imensidão do espaço. Há poucos dias, astrónomos encontraram um “objecto não identificado” bastante estranho, ao lado de Neptuno, que está a deixar a comunidade cientifica completamente baralhada. Isto porque o planeta move-se para trás em torno do sol, num movimento contrário aos restantes planetas.

Com um potente telescópio, o Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System 1 Survey, a equipa de astronomia descobriu esta misteriosa massa espacial, carinhosamente apelidada de Niku, rebelde em chinês. E para percebermos o porquê de tanto frenesim com este achado, importa explicar como funciona o movimento de um objecto dentro do sistema solar, fenómeno conhecido como momentum angular: “o momentum angular obriga todos os objectos a seguir uma única direcção. É como se fosse um pião, todas as partículas giram no mesmo sentido”, explica Michele Bannister à publicação New Scientist.

Parece assim que todo o sistema solar está alinhado à excepção do planeta rebelde agora encontrado, que segue em sentido contrário. E se inicialmente se pensou que a recente descoberta pudesse ser uma espécie de parente afastado do planeta Nine, os cientistas já descartaram essa hipótese uma vez que o Niku está dentro dos limites do sistema solar.

Para os lados do Centro de Astrofísica de Harvad-Smithsonian parece que esta novidade também está a provocar alguma estranheza: “Isto sugere que se passa muito mais no sistema solar do que aquilo que realmente conhecemos”, disse Matthew Holman, cientista neste instituto.

“Espero que todos tenham o cinto de segurança apertado, porque o sistema solar acabou de se tornar ainda mais estranho”, publicou Michele Bannister no Twitter, numa mensagem que mostra na perfeição o quanto ainda há por descobrir lá em cima.

Ler mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...