sexta-feira, 15 de julho de 2016

COEMA/FIERN discute preparação do RN para Transposição do Rio São Francisco

COEMA/FIERN discute preparação do RN para Transposição do Rio São Francisco

Reprodução.
Como o Rio Grande do Norte está se preparando para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco, esse tema foi o foco da Reunião da Comissão de Meio Ambiente (COEMA), realizada nesta quinta-feira (14), no Auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria. A reunião contou com a participação de várias instituições de classe e do Assessor da COEMA Nacional, Rogério de Castro, representando a Confederação Nacional da Indústria.

Esta temática que está sendo discutida aqui hoje, tem sido destaque nas discussões nacionais e no Conselho Nacional de Meio Ambiente, e o próprio Ministério do Meio Ambiente, tem cobrado das comissões uma posição sobre como os estados brasileiros que serão beneficiados pela transposição estão se preparando para isso”, informou.

A condução do debate foi feita pelo presidente da COEMA e Diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz. “Nós que fazemos parte do COEMA/Nordeste, que inclui o Nordeste setentrional, que é Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, temos verificado uma grande expectativa das comissões no sentido de que poderemos receber parte da transposição das águas do Rio São Francisco. E nesta reunião esperamos debater como o Estado está se preparando para receber esses benefícios”, disse Roberto.

O Vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, representou o presidente Amaro Sales, e colocou à Federação à disposição para apoiar o debate. Além disso, Terceiro propôs que seja criado um Fórum sobre Águas e sua utilização na cidade de Apodi/RN.

Reprodução.
A cidade de Apodi tem um potencial aquífero excelente, com água de boa qualidade e em quantidade. Minha preocupação é sobre o uso dessa água, do como usar e até quando poderemos usar, por isso proponho a criação de um Fórum que seria o primeiro de uma série para debater estas questões e também esclarecer a população com informações corretas sobre a qualidade e o uso da água”, solicitou.

A pauta incluiu com apresentação do Presidente do IGARN, Josivan Cardoso Moreno, sobre o Tema: Projeto de Integração das águas do Rio São Francisco: Perspectivas e Avanços para o Rio Grande do Norte.

Os participantes também acompanharam o Talk Show com Marcelo Saldanha Toscano, Presidente da CAERN, José Mairton Figueiredo de França, Secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, e o empresário Luiz Roberto Maldonado Barcelos, Diretor Presidente da Agrícola Famosa e Presidente do COEX (Comitê Executivo de Fitossanidade do RN).

O evento contou com a presença do Prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro; do Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE no Rio Grande do Norte, e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, além de vários representantes dos municípios onde poderão chegar as águas da Transposição do Rio São Francisco.

Assessoria de comunicação

Via Blog do Toinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...