quinta-feira, 3 de março de 2016

ASTRONOMIA: Nasa tem projeto que levaria nave à Marte em meia hora - Veja o vídeo

ASTRONOMIA: Nasa tem projeto que levaria nave à Marte em meia hora

O que você consegue fazer em meia hora? Se entrar em um carro em São Paulo, por exemplo, dificilmente vai conseguir andar mais do que dez quilômetros no caótico transito paulistano.

Pois se você acha que esse período de tempo é pequeno, fique sabendo que a Nasa pretende que a viagem para Marte seja feita em meia hora. Para isso, pretende criar um novo tipo de técnica de lançamento. Segundo os especialistas da agência espacial, será possível que o tempo atual de seis a oito meses seja drasticamente reduzido.

Para isso, o lançamento seria feito com um laser de alta potência — entre 50 e 100 gigawatts. Com isso, seria possível criar uma aceleração a uma fração significativa da velocidade da luz. Isso faria com que o período de viagem fosse diminuído a meia hora no melhor dos cenários e a três dias no pior deles, o que ainda seria uma redução bastante drástica. “Acredito que nós poderíamos, com o desenvolvimento completo dessa tecnologia de lançamento, impulsionar um veículo robótico de 100 quilos e com um metro de altura para Marte em poucos dias. Seria um avanço e tanto”, afirma Philip Lubin, da Universidade de Santa Barbara.

A Nasa já tem até vídeo para demonstrar sua nova técnica, mas ainda não tem um projeto em andamento para utilizar essa propulsão. Por conta disso, cientistas nem sequer falam em uma data para colocar em prática o que hoje é só um plano.


Assista ao vídeo do projeto, com áudio em inglês: 

Via Yahoo noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...