
Uma antiga civilização e 150 múmias descobertas

A equipe do instituto de Arqueologia da Universidade de Wroclaw tem realizado investigações no sul do Peru. O cemitério foi descoberto no delta do rito Tambo, na parte norte do deserto do Atacama.

As condições desérticas também conservaram o conteúdo das tumbas. “Estes são enterros de pessoas praticamente desconhecidas, que habitaram a zona antes da expansão da civilização Tiwanaku. Elementos encontrados nas tumbas individuais indicam que as pessoas tinham uma clara divisão social”, disse o professor Szykulski.
Todos os tipos de objetos bem preservados
Nas tumbas, os arqueólogos encontraram objetos, incluindo pesadas toucas de lã de camelídeos, que poderiam ter a função de capacetes. Alguns dos corpos estavam envolvidos em esteiras, outros em sudários de algodão, e outros em redes, o que significa que uma das formas de atividade dessa cultura era a pesca.
“Dentro de algumas das tumbas foram encontrados arcos e coldres com flechas com pontas de obsidiana. Esta é uma descoberta muito interessante, já que os arcos são uma rareza no Peru”, disse o arqueólogo. Outra descoberta interessante é o esqueleto de uma jovem lhama, o que demonstra que o animal havia sido trazido para a localidade antes do que se pensava.

Nas tumbas, os arqueólogos também encontraram ferramentas, tecidos e jóias ricamente decorados, incluindo objetos de cobre e tumbaga, uma liga de ouro e cobre. Outro descobrimento interessante é que a cana-de-vime foi colocada nos ouvidos dos mortos, projetando-se acima da superfície das sepulturas. Os cientistas suspeitam que serviu como “comunicação” ferramentas de rituais entre os mortos e os membros vivos da comunidade.


.
Fontes: Los7ojos e Archaeology News Network
Nenhum comentário:
Postar um comentário