sábado, 31 de janeiro de 2015

Missa para as crianças do 4º Domingo Comum: 01 de Fevereiro 2015


A autoridade de Jesus -


Acolhida - Sabem, crianças hoje ?! Jesus tem uma missão e ela é grande demais , Ele quer tira o mal de dentro de nós. 

Mas ai vocês vão me perguntar: 

_Mas como é que Ele quer nos livrar do mal se eu não sabia que eu tinha isso dentro de mim?

Pois eu afirmo que tem sim ...

-Olhem , este coração aqui ...é de uma criança. .. pedi emprestado daquele menininho ali . Vejam só , tão lindo e colorido por fora ... mas vamos investigar aqui dentro ?

Icha !!! Tem coisa ruim demais morando aqui , uma "lixaiada" danada que precisa ser retirada . E quem é que coloca o mal na nossa vida ?

Ah é o encardido ! O inimigo número I de Jesus . O encardido que nos tirar de Jesus , nos afastar do bom caminho e nos levar para o seu lado de maldade . E Jesus vem para nos livrar desse mal , vem mandá-lo embora , com toda autoridade, quer tirar esse encardido da nossa vida ,tirá-lo de dentro de nosso coração e nunca mais voltar . 

Estão vendo por que precisamos estar sempre do lado de Jesus ?Porque Ele nos protege , nos ama , nos quer ver sempre bem 

Então, crianças , preparemos nossos corações e nossas vidas , porque hoje Jesus vai promover uma limpeza mandando o mal embora de vez . 

De pé, com alegria. vamos cantar .


Ato penitencial 

Conta uma história, crianças que dentro de nós moram dois lobos ... este lobo aqui ele é bonzinho ... ele vive do lado do bem ... lá na casinha dele, ele cultiva coisas lindas. Seu olhar é forte como alegria, esperança, serenidade, paz, humildade, bondade, generosidade, verdade, perdão, compaixão, harmonia , amor e fé. Lá, nessa casinha dentro de nós , ele vive feliz da vida ...
Mas, acontece crianças, que do outro lado , dentro de nós também , mora um lobo mau , muito mau e ele gosta de semear tudo que é ruim dentro do nosso coração ... Seus dentes são fortes como raiva, inveja, ciúme, tristeza, cobiça, arrogância, culpa, ressentimento, orgulho ...ele semeia ódio , discórdia , raiva , preguiça , tristeza , ignorância , intolerância , pecado , Coisas horríveis mesmo . E vocês acham que ele faz isso com barulho ? Não, ele é um lobo esperto , faz tudo calado , é covarde e gosta de nos ver em situação difícil . 

E os dois vivem numa luta incrível ! Mas ai vocês podem estar se perguntando : quem vai vencer : o lobo bom ou o lobo mau ?

Bom, crianças , vai vencer aquele que você alimentar melhor , aquele a quem você der mais autoridade para tomar conta da sua vida , tudo depende de nós , de que escolhas vamos fazer . 

É, crianças , muitas vezes deixamos que o lobo mau tome conta de nós , que o pecado e todas essas sementes ruins que ele semeia seja mais forte do que o nosso lado bom , por isso , vamos todos pedir perdão ao senhor , pedindo também a ele que retire de nós esse lobo ruim e nos deixe viver com o nosso lado bom ,vamos pedir perdão cantando .

Leitura – Agora , vamos ouvir a nossa leitura de hoje, crianças . deus tem sempre uma mensagem para todos nós através de duas palavras, 
Vamos ouvir ? 

Aclamação – A autoridade com que Jesus falava e realizava milagres chamava a atenção das pessoas. Jesus, com toda autoridade, quer nos livrar do mal . De pé, com alegria , vamos aclamar ao Senhor cantando.

Preces – Senhor , nos te pedimos pela nossa igreja , que ela seja seu sinal de sua autoridade pelo mundo , rezemos 

Senhor , nós te pedimos pelas famílias do mundo inteiro , que elas vivam na fé e que possam manter a autoridade diante de seus filhos os livrando do mal , rezemos 

Senhor , nós te pedimos pelas vocações , para que cresçam entre os jovens fazendo-os criar laços fortes com a igreja e com sua missão , rezemos 

Senhor , nós te pedimos pelas nossas crianças , que sintam o poder de sua autoridade libertando-as do mal , levando-as a viver a boa nova , rezemos 


Ofertório – E é com alegria que vamos ofertar ao nosso Deus um coração novo , não aquele coração do início da celebração , agora já sabemos que nunca devemos deixar o mal tomar conta de nosso coração .
Queremos sim , oferecer ao Senhor hoje, um coração renovado , alegre , que escolheu o lado bom , o bom lobo , fazendo com que os lobos ruins não tivessem vez nesse coração que hoje só deseja amar a Deus e aos irmãos .. 
Que junto ao Pão e ao vinho possamos colocar mais e mais amor na nossa vida , mais e mais compromisso em segui-lo , mais e mais autoridade em tudo que para nós hoje tem significado : que é a sua presença em nossa vida . Amém

Comunhão - Agora, crianças , é o momento mais importante de nossa celebração é o momento de comunhão com nosso Jesus , é Dele que virá a força para vencermos as tentações e nos livrarmos de todo mal . Vamos ao seu encontro cantando .

Ação de graças – Hoje, então , aprendemos que devemos sempre escolher o bom caminho que Cristo nos ensina , devemos sempre também nos proteger das ações do mal e buscamos viver a vida de forma correta e seguindo os passos de Jesus 

Vamos pedir então ao nosso anjinho da guarda que nos proteja de todo mal , a intercessão de nossa mãezinha querida para que tire todo mal do nosso caminho e a Deus que seja nos proteja de todo mal , rezando essa pequena oração 

Papai do céu 

Livra-nos do caminho do pecado 
Salva-nos das ações do mal 
Faça-nos filhos e filhas 
obedientes as tuas palavras de salvação 
conduza-nos... 
Guia-nos pelas veredas da justiça 
Ajude-nos a ter um coração mais humilde 
manso e que possa acolher sempre 
as suas palavras , 

Amém!



:
A bela adormecida

Era uma vez, há muito tempo atrás, existia um reino muito alegre, governado pelo Rei Justus e pela rainha Tenência.
Os reis eram tão bons que todos os respeitavam e rezavam para que o maior desejo dos dois fosse realizado.
Sabe qual era esse desejo? Ter um filho, um herdeiro.
E Deus que tudo vê e tudo pode atender, atendeu ao pedido do casal e concedeu, a eles, um fruto do amor que os unia. A rainha Tenência deu a luz a uma menina linda e colocaram-na o nome de Aurora.
Os reis fizeram festas e mais festas, convidaram o mundo inteiro para vir conhecer a princesinha Aurora.
Vieram príncipes, reis, monarcas, amigos, pessoas de perto e de muito longe.
Cada um que chegava desejava a pequena Aurora muitos dons e muita felicidade. (Claro que vocês já podem imaginar quem seriam as madrinhas da princesinha, não é mesmo?).
É lógico! As seis fadas mais lindas, as fadas madrinhas.
Que batizado! Que festa mais linda! Muita banda, muito foguetório uma festa para ninguém botar defeito.
Quando a noite chegou, cada uma das fadas deu princesinha o seu presente.
Deram a ela muitos dons e presentes em: ouro e pedras preciosas tão valiosas quanto ela.
Tudo ia muito bem até que a festa foi invadida por uma mocréia de nome Malévola. O rei por um engano esquecera de convidá-la para a festa do batizado da princesa, visto que essa infeliz adorava atrapalhar a vida das pessoas desejando coisas ruins e fazendo magias negras entrando no corpo das pessoas e as possuindo.
Movida pelo ódio e morta de inveja, ela lançou sobre a princesinha, uma maldição. Um castigo terrível! Uma coisa absurda jamais vista!
Ela disse à princesinha que ao completar 15 anos, ela picaria seu dedo no fuso e morreria, pois o salário do pecado é a morte e ria feita louca da maldade que ela proferiu a pequena bebe.
Uma grande fúria tomou conta de todos os convidados que expulsaram a bruxa debaixo de muitas pragas e lágrimas, pois conheciam a maldade pela qual a princesinha estava dominada agora.
Só que num canto, ainda meio zonza pela “dormideira” de sempre, restou uma das fadas que ainda não havia proferido á pequena princesa seu presente. Presenciando, pois, todo o mal proferido pela Malévola e a promessa feita de destruí-la quando completasse 15 anos, a fada zonzinha.
Deu um presente que salvaria a vida da princesa. Deu então o presente do sono ao invés da morte. Que ela picaria o dedo era fato, mas ao invés de morrer, ela ficaria adormecida até que um príncipe viesse acordá-la com um beijo. Assim, estaria livre do mal que estava dentro dela e poderia viver feliz com seu príncipe para sempre.
E assim Aurora cresceu e se tornou uma jovem linda. Seu pai mandou queimar todos os fusos do reino numa grande fogueira.
Aurora então completou seus 15 anos e, por mais que fosse cuidada. Como toda jovem era muito curiosa.
Quando estava sozinha passeando pelo jardim, a bruxa Malévola seduziu a bela princesa até o sótão do castelo e lá estava um fuso. Gritou com ela dizendo que ela não era quem pensava ser, que ela precisava ser outra pessoa e para que isso acontecesse, teria que colocar o seu dedinho ali, naquele fuso.
Pronto! Aurora não conseguiu evitar seu destino e espetou seu dedinho no fuso caindo adormecida e, junto dela, nesse sono profundo adormeceu todo o reino dominado agora pelo mal.
Acontece que mais uma vez, Deus mandou a salvação para aquele reino. Ele enviou um príncipe guerreiro que, enfrentou todas as dificuldades que são os espinhos e a ação do mal de Malévola, expulsando de vez da vida das pessoas, tirando o mal do coração daqueles que ela havia contaminado.
Com essa ação, o príncipe conseguiu espalhar outra vez o amor entre todos. O verdadeiro amor chegou até Aurora, despertou assim a nossa princesinha de seu profundo sono. Todo o reino despertou e puderam então voltar as suas vidas.
No castelo do rei uma grande festa foi realizada para o casamento de Aurora e seu Salvador que se casaram e foram viveram felizes. Dizem que agora, longe do mal, naquele reino só impera o amor e a bondade e o perdão...
Vamos aprender com as histórias a relacionar com as nossas próprias.
- Quem são os reis?
São os nossos pais que nos amam e tentam nos livrar da ação do mal
 - Quem são as fadas?
São os anjos que Deus nos envia para nos proteger dos males do mundo
- Quem é Malévola?
Malévola é o mal, o encardido, o coisa ruim que também nos presenteia com seus talentos de mentira, de ódio, de pecados e que deseja nos dominar para vivermos o mal, a miséria, a doença, a tristeza, tudo que nos afasta de Deus.
- Quem nos ajuda a vencer o mal?
A igreja, a família que retira de perto de nós o que poderá nos fazer sofrer, nossos fusos.
- Quem é o fuso?
É o desejo de pecar, é o erro, é quando a gente toca o dedo e espeta no mal, ficamos adormecidos para o bem e vivemos mergulhados no mundo do mal como num pesadelo. Adormecidos para o bem e possuídos pelo mal.
- E quem é o príncipe que vem libertar do mal todo um reino?
Deus sempre olhou por nós e nos mandou Jesus para expulsar o mal de nossas vidas, para nos livrar do pesadelo, para nos acordar com seu beijo de perdão. 
Assim entendemos a autoridade de Jesus, ele faz novas todas às coisas, basta acreditarmos no seu poder e ele sempre nos renova no seu perdão e na sua graça como em um beijo que nos acorda para a vida.
Fonte de pesquisa (preces e leituras) - www.homilia.com.br

4º Domingo do Tempo Comum: Mc 1,21-28
Missa elaborada por: Solange do Nascimento
Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, letras , direito , MBA em gestão Institucional . Pós graduada em metodologia e doutoranda em Ciências jurídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...