Joaquim Gaspar é diretor/presidente da ADESE
O diretor/presidente da Agência de Desenvolvimento do Seridó – ADESE, Joaquim Gaspar, está encabeçando um movimento junto ás cooperativas, sindicatos, secretarias de agricultura e associações rurais, em protesto por causa do aumento de mais de 80% no preço do milho da Conab. O produto é comercializado à vista junto aos agricultores e criadores, que convivem com a estiagem prolongada.
Em entrevista na Rádio Caicó AM, Garpar, lamenta o reajuste e afirma que “pagar quase R$ 40,00 pela saca de milho na  Conab, é no mínimo absurdo e um desrespeito a quem produz convivendo com a seca, tendo que alimentar o rebanho bovino, ovino e caprino, já reduzido com a escassez de água e falta de suporte forrageiro“.
O dirigente ainda destacou um dos inúmeros exemplos das dificuldades do homem do campo. No sítio Lagoa, na zona rural da cidade de Jucurutu, o criador Julimar Santos, está com o açude seco. Com a falta de água, foi obrigado a se desfazer em 15 dias, de mais de cem cabeças de gado.
Uma saída, seria a possibilidade de o Governo do Estado subsidiar a compra do milho da Conab, pagando parte do valor cobrado. No Ceará, segundo Joaquim Gaspar, isso já está acontecendo. O preço, é o mesmo de antes do reajuste.

http://www.sidneysilva.com.br/