A imagem aí de cima, com o impagável título de ”Adivinhe quem NÃO vem para o jantar” é a capa da editoria internacional do Huffington Post, o mais importante blog dos Estados Unidos. Fui ler os comentários – de americanos, claro – e impressiona o apoio que tem a atitude de Dilma.
Mas hoje houve um dado mais evidente da condenação mundial a que estão submetidos os EUA com sua atitude de violar as comunicações e a soberania dos países.
O Parlamento europeu aprovou a indicação do ex-agente Edward Snowden para o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, considerado o principal prêmio europeu de direitos humanos, pela revelação dos esquemas usados pela National Security Agency.
O The New York Times diz que a indicação de Snowden é “quase tão importante como o voto contra ações militares na Síria”. O jornal afirma que ela “exerce um grande peso simbólico e ilustra flagrantemente o abismo que os vazamentos abriram entre os Estados Unidos e seus aliados, e não apenas países europeus, mas também do Brasil, México e outros países que têm sido espionados o pela NSA.”
O discurso de Dilma na ONU vai encontrar um mundo ávido por atitudes contra esse absurdo.
Por: Fernando Brito
BRASÍLIA, 17 de setembro (Reuters) - O presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cancelou uma visita de Estado a Washington em outubro sobre relatos de que os Estados Unidos espionou comunicações pessoais e de outros brasileiros, um dos principais jornais do Brasil nesta terça-feira. Rousseff, que era furioso com os relatórios de espionagem, decidiu cancelar, apesar de um telefonema de 20 minutos do presidente Barack Obama na segunda-feira à noite em uma tentativa de última hora para salvar a viagem, disse o jornal O Globo. Globo não deu nenhuma fonte de suas informações. Um porta-voz para Rousseff, pediu pela Reuters para confirmar o relatório, respondeu apenas: "Eu não tenho essa informação." Rousseff deve anunciar se ela está ou não indo para Washington em uma entrevista coletiva na terça-feira. Se ela confirma que ela vai não ir, seria um grande golpe para as relações EUA-Brasil.Laços tinha vindo a melhorar de forma constante desde Rousseff assumiu o cargo em 2011, mas ficaram chateados por relatos de que a Agência de Segurança Nacional snooped em e-mails, mensagens de texto e chamadas entre o presidente e seus assessores. Globo disse Rousseff estava insatisfeita com as explicações da espionagem revelada em dólares documentos vazados pelo ex-empreiteiro NSA Edward Snowden.Autoridades norte-americanas disseram que o NSA vigilância visava rastreamento suspeita de atividade terrorista e não intrometer-se as comunicações pessoais, mas Dilma Rousseff não estava convencido. Globo disse Rousseff não ficou convencida com as explicações dos Estados Unidos da espionagem, que foram baseadas em documentos vazados pelo ex-empreiteiro NSA Edward Snowden. visita de Dilma Rousseff, prevista para 23 de outubro, foi concebido para destacar a melhoria nas relações entre as duas maiores economias das Américas e emergência do Brasil na última década como uma potência regional. A viagem tem sido visto como uma plataforma de negócios sobre a exploração de petróleo e tecnologia de biocombustíveis, e potencial de compra do Brasil de caças de baseado em Chicago Boeing Co. O itinerário inclui um jantar de Estado na Casa Branca, o único desses eventos oferecidos pelos Obamas este ano.
Do Blog de Anchieta França: "Oi neguin ! Tá pensando o que da Dilmona !!??? Tava pensando que todo mundo é besta, é"!!? Mais miniiiiinaaaaaa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário