sábado, 1 de junho de 2013

Fotógrafo espanhol comove com imagens que mostram tristeza de animais que vivem em cativeiro


A frase “Eu vi no fundo dos olhos dos animais a alma humana despertar em mim” é do escritor Henry David Thoreau, que nasceu, em 1817, e morreu, 45 anos mais tarde, em Massachusetts, nos Estados Unidos. As palavras foram escolhidas por Oscar Ciutat e representam um trabalho recente do fotógrafo.

Intitulada “Caged”, uma série de fotos mostra o olhar de animais que vivem em cativeiro. Oespanhol, que mora em Barcelona e trabalha com fotografia desde 2001, garante que os mais sensíveispodem perceber o vazio e a tristeza nos olhares dos bichos enjaulados.

A ideia do projeto surgiu em 2008, quando Ciutat visitou um zoológico local sem pretensões profissionais. Mas, assim como todos os turistas e visitantes que estavam no local, ele pegou sua câmera fotográficapara registrar as criaturas encontradas. “E minha atenção foi atraída para os olhos dos animais e percebi que as fotos mostrariam para outras pessoas o sentimento que eu havia percebido naqueles olhares”, explica o fotógrafo em sua página oficial na web sobre as imagens.

Pronto, o objetivo de “Caged” é mostrar que, presos e longe de seu habitat, os bichos não estãofelizes. E os olhos não mentem:

Vaca 
 Zebra
 Elefante 
 Veado
 Girafa
 Hipopótamo
 Ovelha
 Cabra 
 Camelo
 (Fotos: Divulgação/Oscar Ciutat ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...