quinta-feira, 31 de março de 2011

6º BPM enviou projeto para implantação de colégio Militar da PM em Caicó

Postado por Eduardo Dantas

Foi enviado na manhã de hoje ao Deputado Estadual Vivaldo Costa o projeto de implantação de um COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE – Polo Caicó.

O projeto idealizado pelo corpo de oficiais do 6° BPM, visa o aprimoramento no conhecimento intelectual das nossas crianças e jovens e até mesmo dos adultos, pois juntamente com a expansão das fronteiras da economia e do padrão de qualidade de vida se reduzem os números de adolescentes fora das escolas gerando conflitos e violência nas ruas e dentro de casa.

A missão dos colégios militares é ministrar o ensino básico nos níveis Fundamental e Médio. Os pais que optam pelo colégio militar para realizar a educação de seus filhos, acreditam nos valores que orientam o colégio e deseja que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do militar no ambiente hierarquizado e disciplinado, visando aprimorar o modelo educacional e acompanhar mais de perto jovens e adolescentes do nosso Estado. 
 
A proposta dos oficiais é de implantar uma escola no modelo militar, de forma experimental, no município de Caicó/RN e em seguida nas cidades Polos do interior do Estado, com o ensino privilegiando a metodologia embasada na disciplina, conhecimentos científicos e cooperação mútua e apreendizagem. A idéia é instalar a unidade de ensino onde hoje funciona a Escola Estadual Joaquim Apolinar, ministrando ensinos Fundamental e Médio, com professores qualificados, pertencentes a rede estadual de ensino, os quais seriam submetidos a um processo de seleção para compor o quadro docente, tendo em sua direção, um oficial da Policia Militar do Estado do RN, com capacitação, qualificação e experiência em ensino. 
 
Na composição do corpo discente, seria realizado um processo seletivo para o ingresso dos alunos no colégio militar, voltado para a formação e exercício da cidadania. A Policia Militar acredita que alem da formação intelectual, é necessário, nos dias de hoje, que os alunos recebam orientações sobre direitos e deveres dos cidadãos, sobretudo, como tornar a sociedade mais harmônica e justa. Este modelo de escola tem sido reconhecido pelo MEC em todo Brasil, pela qualidade do ensino aplicado nas unidades, bem como, pelo efetivo trabalho de socialização e desenvolvimento da cidadania.

A unidade escola terá uma legislação própria como Regimento Interno do colégio militar, Regulamento Disciplinar, Regulamento de Continências e Regulamento de Uniformes, com isso, os alunos receberão um conjunto de novas informações que pretendem inserir a militarização na escola, que nada mais é, que estabelecer procedimentos que favoreçam a disciplina, respeito à hierarquia, respeito aos símbolos nacionais e desenvolvimento de atividades cívicas e sociais, com isso, em dias intercalados, os alunos cantarão os Hinos Nacional, Hino da Bandeira e Hino do Estado do Rio Grande do Norte, alem de realizarem estudos e homenagens aos heróis da nossa história.

PROPOSTA DE HORÁRIO DAS AULAS.

1º Turno:

Disciplinas Curriculares;
Intervalo para almoço e descanso.

2º Turno:

Assistência de programas como PROERD;
Aulas de reforço com alunos da UFRN através de convênio;
Aulas de artes marciais e práticas desportivas;
Aulas de arte, música, dança e teatro;
Aulas temáticas;

Assistência odontológica e de profissionais da área de enfermagem, servindo como estágio para os alunos de UERN pertencentes ao Polo de Caicó/RN;
Educação de trânsito;
Educação ambiental;
Educação sobre higiene e primeiros socorros;
Palestras de autoridades;

Organização de cotas de ingresso para alunos da rede pública de ensino, para filhos ou dependentes de policiais, como também para os filhos de servidores estaduais.
 
Com a criação deste Colégio Militar, nós implantaríamos também mais uma unidade/escola da Policia Militar para que possamos formar nossos policiais militares, os quais necessitem realizar cursos de formação (Cabos/CFC, Sargentos/CFS, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos/CAS, etc.), os quais, hoje, todos são ministrados na capital do Estado, fazendo-se necessário, que policiais militares que trabalham no interior do Estado tenham que deslocar-se até a capital para participarem da realização dos referidos cursos.

Fonte: 6º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...