quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Sonda Espacial Juno da NASA Tira Novas Fotos da 'Lua Io' do Planeta Júpiter

 Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br 

 

A sonda Juno, da NASA, conseguiu enviar novas imagens de Io, uma das 4 principais luas de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar.
 
Io tem algumas características próprias, como a coloração avermelhada. E a explicação disso foi dada durante as missões Voyager: o motivo são as frequentes erupções vulcânicas no satélite.
A maioria das outras luas de gigantes gasosos estão cobertas de gelo, mas a superfície de Io é diferente – e tem muito enxofre.
 
Ligeiramente maior que a lua da Terra, Io é um mundo em constante turbulência, já que é “puxado” pela força gravitacional não apenas de Júpiter como também de seus “irmãos maiores”.
 
O resultado é que esse satélite natural é continuamente esticado e espremido, ações ligadas à criação da lava vista em erupção de seus mais de 400 vulcões ativos.
 

Essas imagens foram feitas pelo sobrevoo mais próximo da Juno em anos. A sonda está a apenas 1.500 quilômetros acima da superfície dessa lua.
 
Um segundo sobrevoo próximo – também dentro de aproximadamente 1.500 quilômetros – está planejado para 3 de fevereiro de 2024.
 
E você pode conferir mais imagens da sonda Juno aqui.
 

As Luas de Júpiter 
 
* O gigante gasoso tem 79 luas conhecidas.
 
* Destas, 4 são as maiores e mais importantes: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.
 
* Elas podem ser vistas até por um telescópio amador e aparecem no céu como quatro pontos brilhantes alinhados ao redor do planeta.
 
* As 4 são chamadas de Luas de Galileu, em referência ao seu descobridor: Galileu Galilei.
 
Mais Sobre Juno 
 
Juno foi lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, em 5 de agosto de 2011 e está na órbita de Júpiter desde julho de 2016. A missão principal, que era observar o sistema de nuvens do planeta, foi concluída em 2021.
 
Agora, Juno faz hora extra. A ideia é estudar um pouco mais as luas de Júpiter. A expectativa da NASA é que a sonda permaneça funcionando até pelo menos setembro de 2025, quando deve ser atraída e destruída pela força gravitacional.
 
O nome Juno foi dado em referência à mitologia romana. Juno é a mulher de Júpiter. E Júpiter é o senhor de todos os deuses, uma espécie de Zeus da mitologia romana. Juno, portanto, seria Hera.
 
As informações são do IFL Science.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...