quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Novo planeta que pode ser habitável foi encontrado pela Nasa

 

(Foto:NASA/JPLCaltech/RobertHurt)

Um novo planeta que pode ser habitável foi descoberto pelo satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da Nasa.

Identificado como TOI 700 e, ele está em uma “zona habitável”, isto é, está em uma região de seu sistema planetário que permite a presença de água líquida em sua superfície, viabilizando a existência de vida.

A descoberta foi apresentada na terça-feira (10) na 241ª reunião da Associação Astronômica Americana, em Seattle, que acontece entre os dias 8 e 12 de janeiro.

O corpo celeste é um dos poucos planetas do tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela até agora. O sistema onde ele se encontra possui outros três planetas (TOI 700 b, c, d). Dos quatro, apenas dois têm condições para ser habitável.

Localizado no sistema planetário TOI 700, o planeta está a 100 anos-luz, na constelação Dorado, e tem as seguintes características:

Tem 95% do tamanho da Terra;

Provavelmente é rochoso; e

Completa uma órbita a cada 28 dias.

Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos – Emily Gilbert, membro do laboratório Jet Propulsion da Nasa.

De acordo com Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica na sede da Nasa, o satélite TESS que encontrou os planetas desse sistema foi projetado e lançado especificamente para encontrar corpos celestes do tamanho da Terra orbitando estrelas próximas.

g1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...