segunda-feira, 22 de agosto de 2022

SECA REVELA NAVIOS ALEMÃES DA 2ª GUERRA MUNDIAL NO FUNDO DO RIO DANÚBIO, NA SÉRVIA





🌍 A pior seca da Europa levou o rio Danúbio a um de seus níveis mais baixos em quase um século, expondo os cascos de dezenas de navios de guerra alemães afundados durante a Segunda Guerra Mundial perto da cidade portuária de Prahovo, na Sérvia. A intensa seca deste ano expôs mais de 20 cascos em um trecho do Danúbio, no leste da Sérvia. Muitos dos navios ainda contêm toneladas de munição e explosivos e representam um perigo para o transporte marítimo.

Os navios faziam parte da frota do Mar Negro das tropas nazistas em 1944 e afundaram ao recuar de um ataque das forças soviéticas. “A pequena frota alemã deixou para trás um grande desastre ecológico que nos ameaça”, disse Velimir Trajilovic, 74 anos, um aposentado de Prahovo que escreveu um livro sobre os navios alemães.

Espalhados pelo leito do rio, alguns dos navios ainda possuem torres, pontes de comando, mastros quebrados e cascos retorcidos, enquanto outros estão em sua maioria submersos sob bancos de areia. Em março, o governo sérvio propôs o resgate dos navios e a remoção de munições e explosivos. O custo da operação foi estimado em R$ 150 milhões de reais.

📷 REUTERS/Fedja Grulovic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...