segunda-feira, 25 de julho de 2022

Dia Internacional da Agricultura Familiar: data para reconhecer mundialmente o importante papel de quem produz alimentos saudáveis

 

Dia Internacional da Agricultura Familiar: data para reconhecer mundialmente o importante papel de quem produz alimentos saudáveis
FOTO: César Ramos
O Dia Internacional da Agricultura Familiar é celebrado no dia 25 de julho de 2020. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 2014. O objetivo é reconhecer o papel e o potencial da agricultura familiar e reafirmar o compromisso de priorizar a luta por políticas públicas e por melhores condições de permanecer no campo, produzindo alimentos saudáveis e de forma sustentável.

A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros e brasileiras. Além desse número importante, o Censo Agropecuário 2017 também divulgou outros percentuais de comida consumida produzida pela agricultura familiar:

– 80% da mandioca
– 42% do feijão
– 64% do leite
– 48% do café
– 79,3% da uva (vinho e suco)
– 69% do abacaxi- 48% da banana
– 45% das aves- 51% dos suínos
– 70% dos caprinos
– 31% dos bovinos (cabeças)

“É por isso que reafirmamos que a agricultura familiar é fundamental para o desenvolvimento do País e para a manutenção da vida. Afinal, quem não vive dela, depende dela para viver”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“E as mulheres são fundamentais nesse processo, principalmente no protagonismo da produção agroecológica, na conservação e manejo da biodiversidade, com destaque para o resgate e multiplicação da diversidade das sementes crioulas e para a produção nos quintais produtivos”, ressaltou a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

Viva a Agricultura Familiar!
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...