segunda-feira, 25 de outubro de 2021

O ex-rei sumério Etana viajou para o espaço com os deuses em uma nave espacial

 


Acredita-se que tudo começou na Mesopotâmia por volta de 3500-3000 AC. A antiga Suméria foi a primeira civilização urbana a habitar a região há 6.000 anos. Existem muitas lendas e histórias nos antigos textos sumérios que descrevem os deuses que desceram do céu. Um deles é verdadeiramente fascinante: a lenda do Rei Etana que viajou para o céu com os deuses.

A lista suméria antes do dilúvio: "Depois que a realeza desceu do céu, a realeza foi em Eridug. Em Eridug, Alulim tornou-se rei; ele governou por 28.800 anos. Alaljar governou por 36.000 anos. Dois reis; eles governaram por 64.800 anos. Então Eridug caiu e a realeza foi levada para Bad-Tibira. Após o Dilúvio, a realeza desceu novamente do céu. Nessa época, Kish se tornou o lugar da realeza. "

Os Igigi, os Deuses da Criação, criaram uma cidade, lançaram as bases para ela e chamaram-na de Kish. Mas o povo estava sem rei, então as portas estavam fechadas para o mundo. Ishtar buscou um rei na terra, e Inninnah buscou um rei na terra, e Ellil buscou um rei na terra, e encontraram um pastor Etana, e o trouxeram para a cidade. Eles construíram sua plataforma, deram-lhe seu cetro e o fizeram rei sobre toda a terra.

Fragmento da Epopéia de Etana, Akkad, Mesopotâmia, Primeira Dinastia da Babilônia, c. 1895-1595 AC 3100 a.C., argila - Biblioteca e Museu Morgan - Cidade de Nova York

"O pastor Etana, que subiu ao céu e consolidou todos os países estrangeiros, tornou-se rei; ele reinou por 1560 anos. "

Na tradição suméria, Etana é o primeiro rei a governar a cidade suméria de Kish. Etana é retratado como o governante escolhido pelos deuses que reinaram no início do terceiro milênio AEC. Os deuses o dotaram com o poder e a autoridade para estabelecer o governo e a ordem na Terra entre as pessoas.

Na tábua de argila acadiana encontrada em Nínive (a cidade assíria na Alta Mesopotâmia, hoje no atual Iraque) na biblioteca de Assurbanipal (datada de 1900 a 1600 aC), uma lenda do rei Etana está escrita em cuneiforme. De acordo com o texto, Etana, o décimo terceiro rei da primeira dinastia Kish, tentou fazer uma águia voar para os céus para encontrar o deus do céu Anu a fim de encontrar uma planta mágica para curar a infertilidade de sua esposa, permitindo que Etana se tornasse um pai. Diz-se que ele governou por 1.560 anos (ou 635) antes de ser substituído por seu filho Balih, que governou por 400 anos.

Rei Sumério de Ur entronizado, com assistentes. Padrão de Ur, (cerca de 2600 aC)
(Michel Wal / CC BY-SA 3.0)

A águia se preparou para falar, dizendo a Etana:

"Meu amigo… este Deus….

Atravessamos os portões de Anu, Enlil e Ea,

Passamos pelos Geates de Sin, Shamash, Adad e Ishtar,

Nós nos curvamos juntos, você e eu,

Eu vi uma casa com janelas, não havia lacre

Mim…. E entrou.

Uma jovem notável estava sentada lá,

Ela era imponente ... bonita em feições.

Um trono foi estabelecido, o solo foi pisado,

Sob o trono [] os leões estavam agachados,

Quando entrei, os leões pularam em cima de mim.

Acordei e comecei a tremer [] ".

A águia disse a ele, Etana:

"Meu amigo, o [] é óbvio,

Venha, deixe-me levá-lo para o céu

Coloque seu peito contra meu peito,

Coloque suas mãos contra as penas de minhas asas,

Ponha os braços nas laterais do meu corpo ”.

Ele colocou seu peito contra seu peito,

Ele colocou as mãos contra as penas de suas asas,

Ele colocou os braços ao lado do corpo,

Grande, de fato, era o fardo que pesava sobre ele.

Quando ele levantou uma légua. "

A águia disse a ele, Etana:

"Olha, meu amigo, como está a terra agora

Examine o mar, olhe seus limites

A terra são colinas ...

O mar virou riacho ”.

Quando ele o ergueu um segundo quilômetro,

A águia disse a ele, disse a Etana:

"Olha, meu amigo, como está a terra agora!

O terreno é uma colina ".

Quando ele levantou a terceira liga,

A águia disse a ele, disse a Etana:

"Olha, meu amigo, como está a terra agora!"

“O mar tornou-se um fosso de jardineiro”.

Depois que eles ascenderam ao céu de Anu,

Eles passaram pelos portões de Anu, Enlil e Ea,

A águia e Etana prestaram homenagem juntos, na porta do pecado

A águia e Etana se curvaram juntos "

O historiador italiano Alberto Fenoglio descreveu bem a história de Etana. Segundo ele [Tradução] “O Rei Etana viveu há cerca de 5000 anos, autodenominava-se Deus-Rei e foi levado como convidado de honra dentro de um navio voador em forma de escudo que pousou atrás do Palácio Real, rodeado por um redemoinho de chamas. Desse navio voador emergiram homens altos, louros, de pele escura, vestidos de branco, que afirmavam ser bonitos como deuses. Eles convidaram o rei Etana para acompanhá-los, os conselheiros do rei Etana tentaram dissuadir o rei de entrar no objeto voador. "

O Rei Etana voou para a Lua, Marte e Vênus com a nave e estava desaparecido há duas semanas. Quando sua realeza estava pronta para ser substituída por um novo rei, ele retornou ao seu reino com um dos homens loiros que permaneceram com o rei.

O mito de Etana. Impressão da época do Império Acádico.

Hoje em dia, a história do Rei Etana tem atraído muita atenção pelo seu valor histórico e cultural. Curiosamente, as lendas de um homem voando no céu nas costas de uma águia podem ser encontradas no mito grego de Ganimedes, bem como na história de Alexandre, o Grande, sendo carregado no céu por águias. O nome Etana ainda é amplamente usado entre nossos contemporâneos.

Há uma diferença particular entre a última versão da Babilônia (700 aC) e suas versões anteriores. Na escrita cuneiforme, existem dois símbolos usados ​​como prefixos de nomes, um denotando um mortal e o outro denotando uma divindade. Nas versões anteriores da lenda, Etana é definido como mortal. Foi então substituído pelo prefixo que designa uma divindade. 

https://aliensgia.blogspot.com/2021/10/lancien-roi-sumerien-etana-voyage-dans.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...